04/12/2025 - 17:22
A BYD quer abocanhar, também, o mercado de picapes compactas-médias no Brasil. Hoje quem lidera nele é a Fiat Toro, mas outra rival de peso é a Ford Maverick. E, para incomodar essas duas e expandir seu catálogo, a marca chinesa prepara, a galope, uma espécie de “Song Picape”, com motorização híbrida e construção monobloco.
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BYD Song Picape
Apelidada de “Baby Shark”, em alusão a sua irmã maior Shark, essa nova picape da BYD já teve até o design de registro vazado na China. Nele, ficou claro um mix de desenho entre o Song Plus antigo, com quem ela compartilha boa parte da frente, e a própria Shark, trazendo lanternas interligadas e afiladas. De lado, deixa clara sua construção monobloco, integrando plataforma, carroceria e caçamba.

No tamanho, a Song Picape deve seguir a cartilha das principais rivais mencionadas acima, já que o modelo vai compartilhar parte da estrutura com o Song Plus, que atualmente mede 4,77 metros de comprimento e aproximadamente 1,90 metro de largura. E, com flagras de protótipos em teste pelo portal chinês Auto-Home, fica claro o uso de suspensões independentes nas quatro rodas, freios a disco e, possivelmente, direção do Song.
Esse esquema de suspensões independentes, com eixo traseiro multibraço, tende a aprimorar o conforto e a estabilidade, ainda que não seja o mais indicado para levar bastante peso. Vale lembrar que Fiat Toro, RAM Rampage e Ford Maverick usam exatamente essa mesma construção da Song Picape.

Finalmente, o interior
Mas, além da parte de baixo, quem também acabou surgindo nesses flagras foi o tão esperado interior da “Baby-Shark”. E, não por coincidência, ele será muito parecido com o do Song Pro atual. Embora traga um volante mais parrudo, que lembra o da Shark, elementos de painel e laterais de portas remetem aos dos SUVs da marca chinesa. Multimídia rotativa de 12,8”, saídas de ar centrais próximas ao console, andar inferior do console central, bancos inteiriços, joystick da transmissão e teclas centrais são praticamente os mesmos do Song Pro, também.

Motorização híbrida plug-in
Motorização? Não pense muito além do que está nos Song Pro e Plus atuais. Ao que tudo indica, a BYD optou por pegar boa parte dos componentes da nova picape na sua própria prateleira de peças, sem muita inovação ou desenvolvimento do zero. Por essas e outras, são enormes as chances de a “Song Picape” usar o motor 1.5 aspirado somado a um motor elétrico dianteiro, totalizando 223 ou 235 cv, dependendo da versão. O torque, nas melhores situações, chega aos 40 mkgf, gerenciado por uma transmissão CVT dedicada aos híbridos da marca.

O diferencial está na modalidade híbrida plug-in, que permite recarga das baterias de tração (12,9 ou 18,3 kWh de capacidade no Song Pro) em fontes de energia externas de até 6,6 kW de potência. Com a bateria maior, para efeito de comparação, o Song Pro consegue até 63 km de autonomia pelo Inmetro (PBEV). Somando um tanque cheio com a carga completa das baterias, são 1.100 km de alcance divulgado pela BYD. Esses números tendem a ser um tanto diferentes na Song Picape, claro, mas já servem como base do que podemos esperar.
Recheada
A lista de equipamentos da Song Picape também tende a ser bem recheada, como é de praxe nos carros da marca. Faróis e lanternas em LED, tecnologia V2L, instrumentação digital, multimídia com apps nativos, freios a disco nas quatro rodas, bancos em couro, ajustes de posição elétricos para motorista e passageiro, além de um bom pacote ADAS, são itens que podem figurar na tal “Baby-Shark”.

Made in Brazil e motor flex
A BYD tem duas sacadas para essa sua Song Picape. A primeira delas é uma provável fabricação nacional, afinal o Song Pro já sai da planta baiana de Camaçari e, como ele cede várias partes para a novidade, é fácil para a marca fazê-la por lá também. Facilita a operação de distribuição, elimina custos, e ainda ocupa a planta fabril com mais produtos nacionais. Além disso, a marca já declarou que tem esse motor 1.5 numa versão flex praticamente pronta, e justamente ela que deve mover a “Baby Shark”.

Quando chega?
Não demora. Como a Song Picape já está praticamente pronta, sua chegada ao mercado deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2026. Há chances consideráveis de o Brasil ser seu país de estreia mundial.








