09/01/2026 - 8:00
A BYD do Brasil confirmou que o Song Plus, seu SUV médio híbrido plug-in mais caro, será fabricado em Camaçari (BA) ainda nesse ano de 2026. Apesar de não declarar quando isso vai acontecer, a fabricante chinesa quer espantar as más notícias que andam rondando o modelo ultimamente: ele saiu de linha na China e, apesar de seguir sendo fabricado para exportação, foi cercado por alguns rumores de fim de linha em outros mercados, por conta disso.
+Avaliação: BYD Song Plus 2026 ficou melhor do que a encomenda?
+Song Pro, Song Plus e Song Premium: como diferenciar os SUVs híbridos da BYD?

Song Plus fará companhia a outros BYD nacionais
De qualquer forma, isso parece passar longe do Brasil: por aqui, ele está entre os SUVs eletrificados mais vendidos, e foi consideravelmente renovado na linha 2026, há poucos meses. Com o início de produção nacional, a ideia do fim de linha por aqui é praticamente enterrada. Lá na fábrica baiana, ele fará companhia ao Song Pro e King, ambos médios híbridos plug-in, e ao hatch elétrico Dolphin Mini.

Operações de produção brasileiras
As operações de fabricação da BYD no Brasil começaram em 2025, após um conta-gotas de fases produtivas polêmico. Agora, oficialmente, os carros montados no Brasil (em CKD e SKD, semi ou totalmente desmontados), já estão nas concessionárias, inclusive com algumas mudanças pontuais: o Dolphin Mini tem a nova opção GL de entrada, com bateria menor, e o Song Pro ganha a opção de interior em couro preto. O King segue as novidades da linha 2026, com novas rodas, cor de carroceria e equipamentos.

Como é o Song Plus?
A marca chinesa garantiu que o Song Plus feito em Camaçari será igual ao modelo atual, inclusive nas versões. Hoje, aliás, ele é vendido em duas configurações: GS por R$ 250 mil e Premium por R$ 300 mil, sendo essa segunda a mais poderosa da linha. Ela tem 324 cv de potência e tração nas quatro rodas, graças a adoção de um segundo motor elétrico, no eixo traseiro, em conjunto com o motor elétrico dianteiro e o propulsor 1.5 a gasolina. Esse, inclusive, é turbo no Premium e aspirado no GS, que entrega um motor elétrico a menos, tração só dianteira e 235 cv combinados.

Motorização
Na ficha técnica, o Song Plus GS soma o 1.5 16v a gasolina (98 cv) ao motor elétrico dianteiro (197 cv), totalizando 235 cv de potência e 40 mkgf de torque, gerenciados por uma transmissão automática CVT dedicada a híbridos. O 0 a 100 km/h é cumprido em 7.9 segundos, enquanto a velocidade máxima ronda os 170 km/h. Segundo a BYD, ele é capaz de rodar até 1.200 km mesclando combustão e eletricidade, e atinge 63 km de alcance puramente elétrico, pelo Inmetro (18,3 kWh de baterias).

Já o Song Plus Premium traz o 1.5 turbo (129 cv) junto de dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo (204 cv no dianteiro e 163 no traseiro), conseguindo tração integral permanente com a mesma transmissão. A potência total combinada é de 324 cv, com torque misto de 56 mkgf. Com baterias de tração maiores (26,6 kWh), ele consegue rodar até 87 km como elétrico (Inmetro), com alcance total combinado de 960 km, informa a BYD. Demora apenas 5,2s no 0 a 100 km/h.

Dimensões
No tamanho da carroceria, espere algo ao redor dos 4,70 m de comprimento, cerca de 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e entre-eixos de 2,76 m. As duas versões, com design idêntico entre elas, oferecem 574 litros de capacidade do porta-malas, e tanque de combustível com aproximadamente 57 litros.
Como merecido num SUV médio do seu tamanho, o Song Plus tem suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço e quatro freios a disco. Além disso, sua direção com assistência elétrica traz peso regulável, de acordo com as preferências do motorista. Porém, nos itens de série, a Premium oferece como diferenciais o alerta de tráfego cruzado traseiro e o sistema de frenagem emergencial anticolisão para manobras traseiras, indisponíveis na versão GS.
Equipamentos
No mais, elas trazem painel de instrumentos digital de 12,3”, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração, teto-solar elétrico panorâmico, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, conjunto óptico em LED com acendimento automático, carregador de celular sem fio para dois dispositivos, retrovisor interno fotocrômico, luzes ambientes em LED personalizável, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Mais: head-up display, sistema de som Infinity, câmeras 360º com projeção 3D do veículo, ar-condicionado digital automático dual zone, controle eletrônico de descidas, piloto automático adaptativo (ACC), alertas de colisão frontal e traseira, frenagem de emergência dianteira e traseira, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, monitor de ponto-cego, alerta de desembarque seguro, farol alto automático e por aí vai. Não há itens opcionais para o Song Plus, apenas cores.












