30/05/2025 - 17:00
As tensões entre duas das maiores montadoras da China explodiram nesta sexta-feira, quando um executivo da BYD criticou comentários do chefe da GWM, que chamou o setor de “insalubre”.
As ações de montadoras chinesas como a BYD, Nio e XPeng caíram esta semana depois que o presidente da GWM, Wei Jianjun, declarou abertamente estar preocupado com o aprofundamento da guerra de preços na China, com a pressão sobre os preços afetando os resultados das montadoras e dos fornecedores.

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O que aconteceu?
- Em comentários feitos na semana passada, Wei chegou a traçar um paralelo com a Evergrande, dizendo que o setor tinha sua própria versão da incorporadora imobiliária chinesa que foi liquidada no ano passado após uma grande crise de dívida, mas não citou nenhum nome.
- Li Yunfei, gerente geral de marca e relações públicas da BYD, disse nesta sexta-feira que não havia crise como a da Evergrande entre as principais montadoras de automóveis, e afirmou que estava perplexo com as especulações de que Wei estaria se referindo à BYD.
- Em uma longa postagem na rede social chinesa Weibo, Li defendeu a relação dívida/ativo de 70% da BYD e a dívida de mais de 580 bilhões de iuanes, fazendo comparações com empresas como Ford, Boeing e Toyota. Ele disse que esse era o resultado do rápido crescimento da BYD, mesmo com a estagnação de alguns rivais. Ele não especificou nomes.
- Li acrescentou que a BYD planeja responsabilizar legalmente os usuários de redes sociais que espalharam tais especulações e que entregou “provas” às autoridades chinesas.
- A GWM não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A guerra de preços de automóveis na China está mostrando poucos sinais de diminuição, apesar das expressões de preocupação das montadoras chinesas e de integrantes do setor. Várias montadoras seguiram a BYD, oferecendo novos incentivos para carros nesta semana.

Changan apoiou a GWM
Pelo menos uma outra montadora chinesa se manifestou em apoio a Wei, da GWM. Zhu Huarong, presidente da montadora estatal Changan, disse em uma reunião anual de acionistas na terça-feira que seus comentários foram um lembrete para o setor de que precisavam prestar mais atenção aos riscos, informou a mídia local.
Conflito vem de antes
A GWM e a BYD já entraram em conflito publicamente antes. Em 2023, a GWM anunciou que havia apresentado um relatório aos órgãos reguladores da China contra a BYD, dizendo que os dois modelos híbridos mais vendidos da BYD não atendiam aos padrões de emissões de poluentes.
Mais tarde naquele ano, a BYD fez um apelo para que o setor automobilístico da China se unisse e “destruísse as velhas lendas” do mercado global, atraindo uma repreensão da GWM.
