18/12/2025 - 11:57
A BYD está se organizando para lançar uma inédita versão híbrida plug-in do seu SUV compacto Yuan Pro no Brasil, algo que deve acontecer em meados de 2026. Apresentado na Europa há alguns meses, ele chegará aqui para peitar, dentre outros, o Toyota Yaris Cross Hybrid, hoje o único eletrificado do segmento. Mas, claro, também vai incomodar Hyundai Creta, Honda HR-V, Jeep Renegade e companhia.
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Yuan Pro: EV e PHEV
Hoje, vale lembrar, o Yuan Pro é vendido no Brasil apenas em versão 100% elétrica, que, apesar das vendas satisfatórias, tem as típicas limitações de autonomia e recarga. Esses problemas tendem a ser sanados com a nova versão híbrida plug-in (PHEV), que, segundo a BYD, rende mais de 1.000 km com uma carga e tanque cheio. De qualquer forma, o SUV, mesmo elétrico, é reconhecido pelo conforto, espaço interno e boa lista de equipamentos, o que será mantido na configuração PHEV.

Quanto deverá custar?
Hoje, o híbrido mais em conta da BYD é o Song Pro, na faixa dos R$ 190 mil, porém o Yuan Pro, menor e construtivamente mais simples (não tem suspensões independentes, por exemplo), chegará ainda mais barato: estima-se algo na faixa dos R$ 170 mil ou R$ 175 mil, até para não incomodar a vida do irmão mais velho Song.

Design
Visualmente, pouca coisa muda em comparação com a versão 100% elétrica: há rodas com desenho diferente (ao menos no mercado europeu), e, na lateral traseira esquerda, foi instalada a portinhola para reabastecê-lo com combustível líquido. Por dentro, os botões do volante mudam, há bancos dianteiros inéditos (com encostos de cabeça separados), e o console central fica mais limpo, com menos teclas e mudança de lugar da alavanca de transmissão: ela vai parar atrás do volante.

Motorização conhecida
A motorização não foge à regra da BYD. Ele aposta no 1.5 16v de aspiração natural, que atua mais como gerador do que motor de tração, aliado a um motor elétrico dianteiro mais potente, que assume a missão de mover o Yuan Pro PHEV. Na Europa, há duas configurações: uma mais simples de 166 cv de potência, e outra mais poderosa, de 212 cv, ambas com base nesse powertrain citado (diferentes calibrações). E vale lembrar que, por aqui, há grandes chances de ele já trazer a versão flex do motor 1.5 a combustão, o que tende a mudar esses números.

Também são duas as baterias de tração, uma para cada versão: a mais simples ronda os 8 kWh, e proporciona algo ao redor dos 40 km de autonomia elétrica (ciclo WLTP), enquanto a segunda, de 18 kWh, já eleva o alcance elétrico para mais de 90 km. Vale falar que, aqui no Brasil, a BYD tem outras opções de bateria mais viáveis, especialmente para a versão de entrada, como a de 13 kWh de Song Pro e King mais simples.

De qualquer forma, é a opção de bateria maior que consegue a autonomia combinada mais satisfatória: supera os 1.000 km nas melhores condições. Ela, com potência superior, também é a mais rápida da linha Yuan Pro PHEV: demora só 7,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 180 km/h.

Bons equipamentos
A versão PHEV do Yuan Pro tende a ser tão bem equipada quanto a nossa EV atual. Isso indica itens como conjunto óptico full-LED, multimídia de 12,8 pol. com apps nativos e conexão com a internet, painel de instrumentos digital de 8,8 pol., interior em couro sintético, banco do motorista com ajustes elétricos, iluminação ambiente em LED personalizável, câmeras 360º e afins. Porém, ele poderá ter alguns adicionais, como teto-solar panorâmico ou pacote ADAS com vários assistentes de condução (incluindo ACC e mais).
Quando pode chegar?
De qualquer forma, a proposta parece ser interessante, e o Yuan Pro PHEV não vai aposentar o EV: ambos vão conviver pacificamente nas concessionárias da BYD. A partir de quando? A expectativa é ainda no terceiro trimestre do próximo ano, 2026.




