Olhe para este Fiat Uno. Não é igual aos outros? Por um lado sim e a única diferença aparece no logotipo com fundo verde na tampa do porta-malas. A versão Economy, embora já tenha aparecido no Mille Way e no Palio, acaba de estrear neste compacto. Por R$ 28.120 (duas portas) e R$ 29.950 (quatro portas), a marca declara que é o 1.4 mais barato do mercado. Praticamente com o mesmo valor é possível comprar um Chevrolet Celta LT (R$ 28.970) ou até o Volkswagen Gol (R$ 30.422). Só que ambos são equipados com motor 1.0.

Baseado na versão Attractive, as mudanças estão na parte mecânica. De acordo com a montadora, houve uma redução de 10 a 15% no consumo. A “mágica” para levar o hatch mais longe gastando menos combustível está na central eletrônica, que foi remapeada e no câmbio, que teve suas relações alongadas – com exceção da quinta marcha, que foi encurtada assim como a do Uno Sporting.

Também foram instalados pneus “verdes” com baixa resistência ao rolamento e o painel ganhou o econômetro, que mostra, instantaneamente, o quão econômico (ou gastão) está sendo o motorista.

Com essas alterações, se você tiver o pé leve e deixar o ponteiro do econômetro sempre que possível na faixa verde, o modelo poderá render até 16,3 km/l (na cidade) e 21,5 km/l (na estrada) com gasolina. Com etanol, as médias declaradas são de 11,3 km/l e 14,7 km/l, respectivamente. Ou seja, o Uno Economy, apesar da mecânica 1.4, apresenta um consumo de 1.0. Bom para os consumidores, bom para o meio ambiente! Mesmo assim, não pense que o desempenho deixa a desejar. O carrinho, quando solicitado, anda agilmente e faz pequenas ultrapassagens com muita desenvoltura.

A Fiat recomenda que os pneus sejam calibrados com 35 libras e não com as 28 libras usadas no Attractive. No entanto, para o carro não ficar desconfortável demais com o aumento da pressão, a suspensão foi retrabalhada e ganhou novas molas e amortecedores, que ainda rebaixaram em 1 cm a altura do carro em relação ao solo. Ao dirigi-lo, nota-se que a maciez continua.

Por dentro, o acabamento é o mesmo encontrado na versão Vivace. A única novidade é a moldura do painel de instrumentos, que passa a ser equipado com o econômetro. Por fora, o visual do Uno Economy é arrojado com os para-choques pintados na cor da carroceria e revestimento em preto da coluna B. Opcionalmente, o consumidor pode adquirir um kit de personalização chamado de Ecology.

Se para você economia é fator fundamental na escolha de um carro, mas não quer conviver com um modelo 1.0, o Novo Uno Economy pode ser uma boa pedida. Além de oferecer um motor 1.4, ainda possui conforto e baixo consumo.

Na traseira, o logotipo com fundo verde e a inscrição Economy identificam a versão com mudanças na central, no câmbio e na suspensão. O pneu “verde” e o econômetro também ajudam a economizar

Fiat Uno Economy

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,4 litro, 8V, aspirado TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 3,90 m – larg.: 1,63 m – alt.: 1,48 m ENTRE-EIXOS 2,376 m PORTA MALAS 280 litros PNEUS 175/65 R14 PESO 914 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 85 cv a 5.750 rpm TORQUE 12,4 kgfm a 3.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 170 km/h 0 – 100 km/h 11,1 segundos CONSUMO cidade: 16,3 km/l – estrada: 21,5 km/l CONSUMO REAL cidade: 12,5 km/l – estrada: 15,2 km/l ● ETANOL POTÊNCIA 88 cv a 5.750 rpm TORQUE 12,5 kgfm a 3.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 172 km/h 0 – 100 km/h 10,8 segundos CONSUMO cidade: 11,3 km/l – estrada: 14,7 km/l CONSUMO REAL cidade: 8,7 km/l – estrada: 10,4 km/l