Uma avaliação realizada pela associação de consumidores Proteste em parceria com o Latin NCAP com 10 modelos de cadeirinhas de bebê e bebê-conforto vendidos no Brasil revelou resultados preocupantes. Dentre os modelos testados, oito receberam avaliação ruim e apenas duas tiveram desempenho considerado aceitável.

No teste de impacto frontal, os modelos Chicco Eletta, Galzerano Orion Master e Baby Style 333 tiveram a pior avaliação, por permitirem um grande deslocamento do boneco no momento da colisão. Nestes dois últimos, houve inclusive o rompimento nos pontos de fixação da cadeirinha no cinto de segurança do veículo.

A situação foi ainda pior no teste de colisão lateral, que ainda não é exigido pelo Inmetro para certificação do produto. Dos dez, apenas a Bebê Confort Axiss apresentou resultados aceitáveis. Nos modelos Burigotto Touring SE 3030 e Lenox Casulo, foi registrada grande movimentação do dummie no assento, o que permitiu o contato da cabeça do boneco com a lateral do veículo no momento da colisão.

Confira os resultados completos no site da Proteste.