Calendário para renovação da CNH: Detran-SP divulga datas; veja

0
3
Foto: Agência Brasil - Marcello Casal Jr.

O Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) retomou os prazos para renovação de CNHs, paralisados desde março de 2020 em função da pandemia de Covid-19.

O cronograma contempla as carteiras de habilitação com vencimento entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para os motoristas renovarem a sua CNH ou emitir a definitiva ocorrerá com base no mês de vencimento do documento.


+ Tirar CNH com 16 anos pode virar realidade no Brasil
+ Nova lei entra em vigor e tem alterações para motoristas de transportes
+ Você sabe como funciona o novo limite de pontos da CNH? Veja como consultar

Por exemplo, CNHs expedidas entre março e abril de 2020 deverão ser renovadas até 30 de dezembro de 2021. Veja o cronograma abaixo:

Foto: Divulgação

É possível também antecipar o processo no momento em que o motorista achar mais oportuno, para evitar filas nos postos de atendimento e de exame médico.

Passo a passo para renovar a CNH

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran, pelo portal do Poupatempo ou pelo app ou do Poupatempo digital.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se o cidadão optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo no posto em que deseja ser atendido.

– Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas, neste link;

– Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico;

– Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 107,00 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

– A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

Além da renovação digital da CNH, o Detran-SP disponibiliza mais de 70 opções de serviços eletrônicos como segunda via da CNH, mudança e adição de categoria, licenciamento, transferência, consulta de multas e de pontuação, entre outros.

Prazos para registro e transferência de veículos foram retomados. Confira abaixo:

-Registro de veículo: o veículo novo adquirido entre 26 de fevereiro de 2021 e 16 de novembro de 2021 deve ser registrado e licenciado até 31 de dezembro de 2021;

-Transferência de veículo: veículo comprado entre 12 de fevereiro de 2021 e 16 de novembro de 2021 deve ser transferido até 31 de dezembro de 2021.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Volvo XC60 2022 muda visual e recebe novos equipamentos
+ Bronco Sport surfista: Ford e Osklen realizam parceria; entenda
+ Forza Horizon 5: game para Xbox e PC está disponível; veja o preço
+ Chevrolet Cruze RS aparece em fase final de testes no Brasil
+ Leilão tem Volkswagen Kombi Last Edition
+ BMW Motorrad tem cashback em acessórios e 4 parcelas pagas
+ Ford Maverick: Italo Ferreira grava campanha e mostra detalhes da picape
+ Preço da gasolina comum chega a custar R$ 7,999
+ Fórmula 1: GP de SP terá passaporte da vacinação; veja os requisitos
+ JAC E-J7: sedã elétrico chega ao Brasil e promete desafiar Audi e BMW
+ Renegade assume liderança entre os SUVs em outubro; veja a lista