Mais leve, moderno e com a opção dos motores V8 do Corvette e de um novo 2.0 turbo. Estas são as novidades da sexta geração do Chevrolet Camaro, apresentada neste fim de semana nos Estados Unidos.

O esportivo abandona a plataforma do Holden Commodore (o Omega australiano) para adotar uma base completamente nova, ainda com tração traseira, mas 90 kg mais leve e com uso de diversos componentes em alumínio. Apesar das linhas semelhantes ao Camaro atual, a carroceria também é totalmente nova.

A mesma onda renovadora foi sentida no interior, que perdeu parte do ar nostálgico da geração passada. O destaque é a grande tela de oito polegadas da central multimídia e a troca do freio de estacionamento convencional por outro, de comando elétrico. Já o sistema de seleção de modos de condução permite escolher entre quatro programações que alteram até oito parâmetros do veículo, dentre os quais a resposta do acelerador, mapa de transmissão e até a cor das luzes da cabine.

Sob o capô estão disponíveis seis combinações de motores e câmbios, que vão de um 2.0 turbo de 278 cv até o 6.2 V8 LT1 de 461 cv, passando por um 3.6 V6 de 339 cv. Já as transmissões podem ser manual de seis marchas ou automática de oito velocidades. O modelo inclui ainda novidades como os amortecedores com regulagem magnética de firmeza, freios produzidos pela italiana Brembo e até um sistema de som que amplifica o ronco do motor, na versão 2.0 turbo.

O modelo chega até o fim do ano no mercado americano. Por aqui, deve desembarcar em 2016. Confira no álbum a galeria de imagens do modelo.