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Para ser mais exato, essa famosa disputa que teve inicio em meados dos anos 60, chega aqui ao Brasil bem provavelmente no segundo semestre de 2016. A sexta geração do Camaro, que teve sua produção iniciada em outubro desse ano nos Estados Unidos, desembarcará no Brasil apenas no segundo semestre de 2016.

Por enquanto vamos ter que nos contentar com o finalzinho de algumas unidades do modelo 2015 que por ventura estejam restando nas concessionárias Chevrolet. A grande surpresa estaria guardada para a motorização desses novos Camaro que chegam em 2016: ao invés apenas do motor V8 de pouco mais de 400cv, a Chevrolet deverá oferecer também uma versão 2.0 turbo de 275cv e torque máximo ao redor de 41 kgfm. Com cambio automático de 8 marchas e um pouco mais leve do que a versão V8, esse carro acelera de 0 a 100km/h em um tempo na casa dos seis segundos .Nada mal para um quatro cilindros. Oficialmente, a GM nega que trará o Camaro 2.0, mas minhas fontes afirmam que essa possibilidade existe.

Isso não significa que o poderoso V8 não virá. Ele continuará sendo importado em um volume menor e para atender os anseios daqueles mais puristas que acreditam que um pony car deve ter motor V8. A nova realidade da economia e o dólar na paridade de quatro para um exigiu que a marca americana reavaliasse o custo de seu ícone esportivo. Provavelmente, o quatro cilindros deverá custar um preço semelhante ao do carro atual, cerca de 220 mil reais, enquanto o novo V8 deverá superar a casa dos 300 mil reais.

E a Ford com o seu mítico Mustang? Quando é que a marca do oval azul vai oficialmente iniciar a importação do modelo para o mercado nacional? Todos sabemos que o Mustang não será um carro de volume, mais sim um carro de imagem. E é importante para a Ford mostrar ao consumidor brasileiro do que ela é capaz no mundo.

A nova geração do Mustang, que começou a ser vendida no mercado americano neste ano dá um show de esportividade. A marca americana, inclusive, levou jornalistas brasileiros aos Estados Unidos para orgulhosamente apresentar a sua maravilha.

Nas informações iniciais, comunicaram aos jornalistas que deveriam importar apenas a versão V8 que tem cerca de 441cv e um torque máximo de 55 kgfm. Mas os dirigentes da Ford do Brasil estavam reticentes com relação ao custo do dólar, na época na casa dos três para um.

Agora, com o custo do dólar atual, certamente estes mesmos dirigentes estariam ainda mais duvidosos do sucesso do lançamento do Mustang GT. Teriam até desistido de trazer o carro em 2016. Mas, apesar do longo trabalho de homologação e adaptação que teria de ser feito para o motor quatro cilindros, nada impede que os dirigentes da Ford daqui sigam os mesmos passos de seus adversários da Chevrolet: poderiam lançar em 2017 o Mustang de quatro cilindros, que tem motor 2.3 turbo de 310cv e torque máximo na casa dos 45 kgfm, a um preço que deverá girar em torno dos R$ 220/230 mil. E para os consumidores mais puristas e exigentes, o Mustang GT com seu poderoso V8 de 460cv.

Há espaço para esses dois ícones da indústria automobilística mundial em nosso mercado? Claro que sim, temos no Brasil milhares de fãs da marca e do estilo Chevrolet e outros milhares de fãs da marca e do estilo da Ford. Uma boa parte deles potenciais consumidores desses produtos com fãs em todo o mundo.

Quando a Ford lançou o Mustang em 1964, o carro foi um sucesso estrondoso no mercado norte-americano, a General Motors, vendo o sucesso de sua adversária comercial, se apresou em ocupar uma fatia desse apetitoso mercado e, em 1966, lançou o Camaro, sua resposta para o Mustang.

Essa briga tem se perpetuado por décadas e agora, 50 anos depois, está mais acirrada do que nunca. Quem ganha com isso? O consumidor, que tem carros cada vez mais bonitos e tecnologicamente avançados por um preço acessível. Claro que no mercado americano.

Seria legal se tivéssemos essa briga de décadas também no mercado brasileiro. Mais o importante mesmo, tanto para Chevrolet quanto para a Ford, é que essas prestigiosas marcas possam contar com ícones tão importantes para reforçar suas imagens de fabricantes de produtos modernos e avançados para o mercado mundial.