Câmbio manual vira sistema antifurto em comercial do Jetta GLI; veja o vídeo

Transmissão de seis marchas do sedã esportivo é raridade no país dos carros automáticos...

No Brasil já é difícil encontrar um sedã médio com câmbio manual. Imaginem nos Estados Unidos, onde a grande maioria dos modelos são automáticos e os carros com transmissão manual são vistos como modelos de nicho, para entusiastas. E foi essa a sacada da Volkswagen para promover o Jetta GLI: transformar o câmbio de seis marchas que equipa o sedã esportivo em um equipamento de segurança.

No vídeo de 30 segundos, uma dupla de amigos circula no Jetta esportivo pelas ruas de uma cidade. Quando eles estacionam, o motorista decide não trancar o carro afirmando que isso é desnecessário, já que o sedã tem câmbio manual. No pé do vídeo, em letras pequenas, a Volkswagen coloca a seguinte mensagem: “Legalmente temos que avisá-lo de que você deve trancar o seu carro. Então tranque o carro”.

Equipado com o mesmo motor 2.0 TSI de 230 cv usado no Golf GTI, o Jetta GLI deverá desembarcar no Brasil em junho. No Brasil, porém, o modelo só terá o câmbio automatizado DSG de sete marchas. Que é oferecido como opcional nos EUA.