13/07/2021 - 10:56
A Volkswagen lançou oficialmente nesta terça-feira (13) o caminhão elétrico e-Delivery. Desenvolvido no Brasil, o cargueiro chega ao mercado local em versões de 11 e 14 toneladas.
+ Elétrico Volkswagen e-up! faz a sua estreia no Uruguai
+ JAC iEV750V é van elétrica com preço de R$ 386.990
+ Conheça o XBus, um elétrico configurável que pode virar uma picape ou motorhome
+ Híbridos e elétricos serão menos de 10% dos carros 0km brasileiros em 2030, aponta estudo
Resultado de um investimento de R$ 150 milhões, o Volkswagen e-Delivery é produzido na mesma linha de montagem dos caminhões a diesel na unidade industrial de Resende (RJ), sendo apenas finalizado em uma nova área da fábrica que recebeu o e-Shop, onde recebe as baterias e é energizado pela primeira vez.
O e-Delivery de 11 toneladas tem peso bruto total de 10.700 kg e tração 4×2. A capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 kg. Já o e-Delivery 14 toneladas é um 6×2, com peso bruto total de 14.300 kg e capacidade máxima de carga útil de 9.055 kg.
Ambos são equipados com o mesmo motor de 300 kW (408 cv) e torque máximo de 2.150 Nm, desenvolvido em parceria com a multinacional brasileira WEG (que também é responsável por fornecer o inversor de tração para o modelo). O projeto contou ainda com a colaboração de empresas como a Moura (baterias), a Bosch (unidade de controle) e a Meritor (eixos).
A autonomia é de até 250 km e o modelo conta — assim como os carros elétricos — com um sistema de freio regenerativo, que usa a energia das frenagens para recarregar as baterias. De acordo com a Volkswagen, o modelo suporta uma recarga rápida em corrente contínua de até 150 kW de potência.
Antes do lançamento, os protótipos do e-Delivery foram submetidos a um programa de testes de 400 mil quilômetros, que incluiu simulações de áreas alagadas, eletromagnéticas e variações extremas de temperatura (de -20°C a +55°C) e rotas reais em São Paulo (SP) e Resende (RJ).
Além de um pedido firme de 100 unidades (dentro da intenção de compra de 1.600 caminhões) da AB InBev, a Volkswagen já confirmou também um pedido da JBS e a encomenda de 20 unidades do e-Delivery de 14 toneladas pela Coca-Cola FEMSA. O fabricante vai prestar ainda uma consultoria aos clientes para a instalação de carregadores e a integração com fontes renováveis de eletricidade.
Mais na Motor Show
+ Proposta na Câmara prevê que dinheiro de multas de trânsito vá para tratamento do câncer
+ Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0
+ Quais são e quanto custam as versões mais caras dos 5 carros mais vendidos do Brasil
+ Conheça o XBus, um elétrico configurável que pode virar uma picape ou motorhome
+ Fiat Strada entra para o top 10 das picapes mais vendidas no mundo; veja o ranking
+ Brasil irá desenvolver tecnologias de biocombustíveis para o Grupo Volkswagen