Campanha propõe obrigar o uso de etanol em carros flex

A medida valeria apenas para carros que fazem parte das frotas oficiais das prefeituras

etanol
Divulgação

Uma campanha da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo sugere obrigar o abastecimento com etanol dos carros com motor flex. A medida valeria apenas para carros que fazem parte das frotas oficiais das prefeituras, durante a pandemia do novo coronavírus.

A sugestão faz parte de uma campanha lançada para estimular o uso do etanol e ajudar a preservar empregos. Na verdade, seu principal alvo é o consumidor comum, que também será incentivado a usar o etanol.

A campanha se chama “Na hora de abastecer, escolha etanol e ajude a manter milhões de empregos”. Ela foi lançada na terça-feira passada, 12 de maio, pelo Sistema Faesp/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-AR/SP).

Para o presidente da Faesp, Fábio Meirelles, o objetivo é mobilizar a sociedade para ajudar a cadeia produtiva da agroindústria canavieira, fortemente impactada pela pandemia, “Precisamos evitar uma quebradeira no setor, que gera milhões de empregos, distribui renda e contribui de modo significativo para a sustentabilidade ambiental, por produzir o biocombustível mais limpo e renovável do planeta”, diz.

O presidente da Faesp diz que o etanol é um dos produtos mais impactados pela crise, em vista da abrupta redução do consumo e por estar sendo comercializado abaixo de seu valor de custo — também por causa da redução no preços do petróleo, pelos mesmos motivos: queda abrupta na demanda.

“Se a situação persistir, por motivação financeira e/ou incapacidade de estocagem, as usinas serão obrigadas a interromper a colheita de cana-de-açúcar, de aproximadamente 340 milhões de toneladas no Estado”. Ele alerta, ainda, que “medidas urgentes precisam ser tomadas para evitar o colapso da cadeia produtiva”.

Para ele, a obrigatoriedade de abastecimento com etanol ainda impulsionaria o uso de combustíveis renováveis, em favor do meio ambiente, da eficiência da matriz energética paulista e do fortalecimento da agricultura local.

Combustível sustentável

Estudo feito por pesquisadores da Embrapa concluiu que o etanol de cana-de-açúcar, usado em substituição à gasolina, é capaz de reduzir em 73% as emissões de CO2 (dióxido de carbono, principal gás causador do efeito estufa). Veja aqui qual combustível mais compensa.

 

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel