SUV médio-grande com capacidade para sete pessoas, o Tiggo 8 é um os produtos “veteranos” da fase atual da Caoa-Chery: estreou no Brasil em 2020, mas desde 2018 já dava pinta de ser vendido por aqui. Em 2022, passou a trazer a configuração híbrida plug-in, que tinha visual diferenciado e alguns equipamentos a mais, além da motorização mista entre combustão e eletricidade.  

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Tiggo 8 Pro - Crédito: Divulgação
Tiggo 8 Pro – Crédito: Divulgação

Ela, porém, vinha importada da China, enquanto as configurações apenas a combustão eram fabricadas no Brasil, mais especificamente em Anápolis (GO). Recentemente, em 2024, após uma reestilização que padronizou o visual das versões híbridas plug-in e puramente a combustão.  

Tiggo 8 Pro – Crédito: Divulgação

Tiggo 8: versões e preços

Hoje, o Tiggo 8 é oferecido em duas configurações: Pro Max Drive, movida pelo motor 1.6 turbo a gasolina, e Pro Plug-In Hybrid, de powertrain misto. A primeira, inclusive, teve redução de R$ 10 mil numa promoção, e passa a custar R$ 189.990. A híbrida plug-in, ainda importada, sai por R$ 270 mil.  

Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – Crédito: Divulgação/Caoa Chery

Tiggo 8 Pro Max Drive: motorização

A versão Pro Max Drive traz um motor 1.6 turbo de quatro cilindros em linha, que bebe só gasolina, entregando 187 cv de potência com 28 mkgf de torque. Sua transmissão é uma automatizada de dupla embreagem com sete velocidades, que entrega a força apenas para as rodas dianteiras do SUV. Oficialmente, ele demora 8,6 segundos no 0 a 100 km/h, e tem velocidade máxima de cerca de 180 km/h.  

Tiggo 8 Pro - Crédito: Divulgação
Tiggo 8 Pro – Crédito: Divulgação

Dimensões do Tiggo 8 Pro Max Drive

Dimensionalmente, falamos de 4,72 m de comprimento, com 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. No porta-malas, vão 889 litros na configuração de cinco lugares, ou 193 litros quando montado para sete pessoas. Como contraponto, o limitado tanque de combustível com 51 litros, o que limita sua autonomia. Pelo Inmetro, o modelo faz 10,0 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.  

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De série, painel de instrumentos digital (12,3”), multimídia de 12,3”, iluminação nas soleiras de portas, apoios de cabeça dianteiros com ajustes laterais, três memórias de posição para o banco do motorista e comandos de voz para executar funções do carro, luzes dinâmicas de setas, navegador GPS, sistema de som Sony com 8 alto-falantes, iluminação ambiente em LED para o banco traseiro, câmera 540º HD (com visão da parte de baixo do carro), itens que estrearam no modelo 2025.  

Tiggo 8 Pro - Crédito: Divulgação
Tiggo 8 Pro – Crédito: Divulgação

Há ainda teto-solar panorâmico, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, ar-condicionado automático digital dual zone com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos/aquecimento/ventilação, bancos forrados em couro sintético, carregador de celular sem fio (50 Watts), sensores de chuva e crepuscular, faróis com ajuste elétrico de altura, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos aquecíveis e com função tilt-down, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio de mão eletromecânico, função Auto Hold, 6 airbags, entre outros.   

Tiggo 8 Pro - Crédito: Divulgação
Tiggo 8 Pro – Crédito: Divulgação

Ele também já traz o pacote ADAS Max Drive, composto pelos alertas de colisão frontal e traseira, alerta de distância frontal, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de desembarque seguro, monitor de ponto-cego, farol alto com comutação automática, assistente de mudança de faixa, sistema de manutenção na faixa, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo etc.   

Tiggo 8 Plug-in Hybrid: consumo

Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – Crédito: Divulgação/Caoa Chery

Já a versão híbrida plug-in se iguala nas dimensões e tamanho do porta-malas, ainda que tenha tanque de combustível maior, com 60 litros. O consumo também é mais amigável, chegando a 11,8 km/l de gasolina na cidade. Na média equivalente de combustão e eletricidade, são até 33,6 km/l na cidade, ou 27,7 km/l na estrada. 

Tiggo 8 Plug-in Hybrid: motorizão

Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – Crédito: Divulgação/Caoa Chery

Isso é graças a um powertrain híbrido plug-in, que inclui um motor 1.5 turbo a gasolina, que entrega sozinho 147 cv com 22,4 mkgf, e é coordenado por uma transmissão continuamente variável dedicada a híbridos. O motor elétrico rende outros 170 cv. No total, é um conjunto de 317 cv de potência combinada, com torque misto que supera os 56 mkgf. Pelos dados da Caoa-Chery, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, e tem velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente.  

Tiggo 8 Plug-in Hybrid: equipamentos

Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid - Crédito: Divulgação/Caoa Chery
Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – Crédito: Divulgação/Caoa Chery

Nos itens de série, o SUVzão híbrido plug-in traz painel de instrumentos digital (12,3”) e multimídia (12,3”), conexões sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, navegador GPS nativo, head-up display, sistema de som assinado pela Sony, banco do passageiro com massageador e apoio para pernas (como em poltronas de sala de estar), além do sistema de câmeras 540º, que mostra também imagens do solo.   

Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – Crédito: Divulgação/Caoa Chery

Além disso, há tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos presenciais, ar-condicionado digital automático dual zone, carregador de celular sem fio, sensores de chuva e crepuscular, seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport), retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, teto-solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos (memória de posição para o motorista), bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, três fileiras de bancos rebatíveis, 6 airbags e mais. 

Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – Crédito: Divulgação/Caoa Chery

O pacote ADAS, de assistentes de condução, inclui piloto automático adaptativo (ACC) com função anda-e-para, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, farol alto com comutação automática, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitores de ponto-cego e alerta de desembarque seguro.