28/11/2025 - 16:46
Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a Caoa-Chery revelou seu Novo Tiggo 5x, mas também mostrou com alarde o SUVzão Tiggo 9. Como o próprio nome diz, é maior que o atual Tiggo 8, e também mais luxuoso. Segundo a marca, ele pode chegar ao mercado nacional ainda em 2026, para ser o topo de linha da Caoa-Chery. Curiosamente, em alguns mercados o Tiggo 9 é tratado como Jaecoo 8, que também está no Salão e foi confirmado como híbrido plug-in para…2026. Os dois irmãos vêm aí.
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Como é o Tiggo 9?
Focando no Tiggo 9, ele foi apresentado ao mundo há pouco menos de três anos. Grande, ele supera o atual Tiggo 8 em cerca de 10 cm no comprimento (ronda os 4,80 m), 7 cm na largura (1,93 m) e outros 10 cm na distância entre os eixos (2,82 m). Na altura, se equivalem, com cerca de 1,70 m. Só que, curiosamente, o nosso Tiggo 8 tem porta-malas mais espaçoso, ao menos quando montado para levar cinco pessoas: aproximadamente 890 litros, contra 580 do Tiggo 9. Configurados para sete ocupantes, os dois entregam algo próximo dos 200 litros de capacidade.

O Tiggo 9 é relativamente diferente dos demais SUVs da Caoa-Chery no Brasil. Tem exterior mais fluído e limpo, com ar de carro mais premium, ainda que os balanços frontal e traseiro grandes, e a dianteira imponente, permaneçam. Sua cabine também é mais genérica, no estilo bem comum de outros carros chineses, e sem a maior personalidade dos Tiggo 7 ou Tiggo 8 vistos por aqui. Acabamento, tecnologias e funcionalidades, em contrapartida, são nitidamente superiores.

Plataforma conhecida
De qualquer forma, não espere nada revolucionário, afinal o Tiggo 9 usa a boa e velha plataforma modular T1X, uma espécie de “MQB” da Chery, que atende desde o Tiggo 5 até esses SUVzões grandes. Mesmo assim, maior e mais refinado, traz itens nunca vistos nos Tiggo nacionais, como suspensões adaptativas, por exemplo.

Motorização PHEV
A motorização mais cotada para o Brasil une um 2.0 turbo a gasolina com outro motor elétrico traseiro e baterias de 34 kWh de capacidade num conjunto híbrido plug-in. Só o 2.0 turbo entrega 240 cv de potência e, junto do propulsor elétrico traseiro, rendem quase 370 cv combinados. O torque total, dependendo da configuração, passa dos 47 mkgf, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 8 segundos. Câmbio? Pode ser automático de oito velocidades ou dupla embreagem com sete marchas. E a tração, com o motor elétrico traseiro, é integral permanente (AWD).

Autonomia surpreende
Se não é tão rápido quanto outros SUVs grandalhões de 7 lugares com motorização híbrida plug-in, como o BYD Atto 8, o Tiggo 9 compensa com autonomia surpreendente: pelo ciclo chinês CLTC, pode rodar mais de 1.400 km com um tanque cheio mais carga completa das baterias de tração. Só no modo elétrico são 210 km (CLTC) de alcance, e a recarga de 30 a 80% demora 18 minutos.
Pacote de equipamentos
E, no pacote mais repleto de equipamentos, há bastante luxo: além das suspensões adaptativas, espere maçanetas embutidas, rodas de liga-leve aro 20, até 10 airbags, instrumentação digital de 10,2”, multimídia de 15,6”, carregador de celular sem fio com 50 Watts, câmeras 540º, head-up display, sistema Park Assist de estacionamento semiautônomo, pacote ADAS com 19 funções, conexão com app para comandos remotos, bancos da primeira e segunda fileiras com ajustes elétricos.
Mais: bancos dianteiros com ajustes elétricos e climatização, massagem para motorista e copiloto, sistema de som premium com 14 alto-falantes (inclusive nos encostos de cabeça dianteiros), teto-solar panorâmico, tampa do porta-malas elétrica e por aí vai.
Pode vir em 2026
O Tiggo 9 vendido pela Caoa-Chery ainda não teve data de estreia definida no Brasil. Porém, segundo a marca, ele tende a chegar ao mercado nacional no próximo ano, 2026, para ficar acima do Tiggo 8 na linha de SUVs da marca. Aguardemos…
















