A Caoa confirmou a intenção firme de compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). O anúncio do negócio foi feito nesta terça-feira (3), pelo governador do Estado, João Doria, e por representantes do grupo brasileiro e da montadora americana.

Herdada da Willys-Overland do Brasil em 1968, a fábrica localizada no ABC Paulista faz caminhões e produzia o hatch Fiesta, o único automóvel brasileiro da Ford que era feito fora da fábrica de Camaçari (BA), de onde atualmente saem os modelos Ka Hatch e Sedan e o SUV EcoSport. Além de representar a japonesa Subaru no Brasil, a Caoa produz sob licença automóveis da Hyundai e assumiu em 2017 a operação brasileira da chinesa Chery.

Com a concretização da compra pela Caoa, o que deverá acontecer em cerca de 45 dias, a unidade industrial de São Bernardo passará a ser a terceira do grupo brasileiro. Na primeira fábrica da Caoa, em Anápolis (GO), são produzidos os caminhões HR e HD 80 e os SUVs ix35 e Tucson da Hyundai, além dos Chery Tiggo 5 e 7. Já a fábrica de Jacareí (SP) concentra a produção do Chery Arrizo 5 e do Tiggo 2.