09/03/2023 - 14:27
A Caoa iniciou a pré-venda do Hyundai Kona de forma eletrônica. O SUV compacto vai desembarcar em duas versões: híbrida e elétrica. Para além disso, chegarão mais três modelos em 2023: Ioniq, New Tucson e HR 4WD.
Kona Hybrid
O Kona híbrido, importado da Coréia do Sul, é equipado com um motor 1.6 GDI em conjunto a um propulsor elétrico. Com isso, ele produz 141 cv de potência combinada (105 cv do motor à combustão e 43,5 cv do motor elétrico) e 27 kgfm de torque combinado (15 kgfm do motor à combustão e 17,3 kgfm do motor elétrico). A caixa de transmissão é de dupla embreagem com 6 marchas.
Com baterias de ion-lítio, o consumo de combustível é de 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. Esses números de consumo conferem ao Kona HEV nota “A” no Inmetro.
O visual apresenta um desenho futurista e agrega um conjunto óptico dianteiro marcado por faróis e luzes de condução diurna, ambas Full LED, localizadas nos extremos da dianteira e invadindo as laterais do Kona. No para-choque dianteiro há entradas triangulares separadas pela grade dianteira bipartida.
Nas laterais, o destaque vai para as rodas de liga-leve de 16 polegadas, com desenho exclusivo. Já as lanternas traseiras são em LED e divididas em duas peças.
Kona EV
O Hyundai Kona EV, por sua vez, é totalmente elétrico e possui um motor de 136 cv de potência máxima e torque de 40,3 kgfm que, acoplado a baterias com capacidade de 39,2 kWh, garantem 252 Km de autonomia – conforme Inmetro.
Em relação à opção híbrida, o EV possui frente limpa (sem a grade de arrefecimento) e adota rodas aro 17 polegadas.
O Kona, para ambos os modelos, conta com uma lista de equipamentos que engloba: ar-condicionado digital, Direção Elétrica, freio de estacionamento elétrico com AutoHold, bancos dianteiros em material premium com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, motor com partida por botão, painel de instrumentos e multimídia 10,25 polegadas com Android Auto / Apple CarPlay e navegador integrado, Bluetooth com comando de voz, modos de condução, head-up display/visor frontal dos instrumentos, paddle shift no volante e coluna de direçãocom ajustes de altura e profundidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera traseira e carregador de celular por indução.
Para a segurança, o SUV tem airbags frontais, laterais e do tipo cortina, freios a disco traseiros, ABS, ESC, HAC, detector de ponto cego e sistema ADAS com piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, assistente de saída de faixa e alerta de colisão frontal.
+ Hyundai lança Creta N Line Night Edition com motor 2.0 por R$ 181.490
+ Hyundai Creta desbanca Chevrolet Tracker e lidera vendas de SUVs
+ Hyundai mostra Ioniq 5 autônomo que será utilizado como robotaxi
+ Hyundai revela nova geração do Kona com visual futurista
Hyundai Ioniq Hybrid
Outro carro em que a Caoa Hyundai abriu as vendas é o fastback Ioniq Hybrid, antes apenas disponível para locação. O veículo é produzido sob uma plataforma exclusiva da Hyundai para carros híbridos, com 4,47 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos. O seu porta-malas tem capacidade de 443 litros.
Sob o capô do Ioniq está o motor 1.6 litro GDi que desenvolve 105 cv de potência e 15 kgfm de torque com apoio de um motor elétrico que entrega 43,5 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. Combinados, eles oferecem 141 cv de potência e 27 kgfm de torque. Segundo dados do Inmetro, o modelo faz 18,9 km/l rodando na cidade e 18,8 km/l na estrada.
A lista de itens inclui: direção elétrica, paddle shift no volante e coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, freio de estacionamento elétrico com Autohold, bancos revestidos em couro material premium com ajustes elétricos e ajuste lombar no banco do motorista, motor com partida por botão, bluetooth com comando de voz, modos de condução, multimídia com 10.25” com conexão Android Auto / Apple CarPlay e navegador integrado, carregador de celular por indução no console e cluster de 7” com informações sobre o sistema híbrido.
New Tucson
O New Tucson, por sua vez, é reapresentado após uma reestilização. A atualização envolve os faróis, lanternas, para-choques dianteiro e traseiro e rodas de 18 polegadas. Ele também recebeu um novo painel de instrumentos com multimídia de 9 polegadas e adequação aos níveis de emissões da legislação Proconve L7.
Hyundai HR 4WD
Para quem não sabe, o HR é uma caminhoneta da Hyundai que agora agrega a versão 4WD. Ele chega ao mercado nacional com a introdução de novos itens como seleção de tração 2WD / 4WD, DRL, ESC, painel de instrumentos com display de 3,5 polegadas e adequação aos níveis de emissões estabelecidos pela legislação Proconve L7.
Com capacidade de carga de 1.789 kg, o Hyundai HR 4WD está equipado com motor 2.5 litros Turbo Diesel, combinado ao câmbio manual de 6 marchas e torque máximo de 26 kgfm.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Suzuki Jimny recebe versão com ‘visual retrô’ e limitada em 300 unidades
+ Fiat reduz o preço da Strada em até R$ 5 mil; veja a tabela
+ GWM entra definitivamente no mercado brasileiro, com o Haval H6 HEV
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Chevrolet Montana: confira os preços, versões e equipamentos
+ Toyota Corolla Cross chega à linha 2024 sem alterações; veja os preços
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Mini-Renegade é eleito o melhor SUV familiar do mundo por júri feminino
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Confira quais são os carros 0km mais baratos do Brasil em 2023
+ Segredo: o novo Toyota elétrico será feito para o uso urbano
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ 70 anos da Volkswagen no Brasil: veja os modelos mais queridos online