17/10/2025 - 7:00
Entre 1927 e 1931, mais de 4 milhões de unidades do Ford Model A foram produzidas, e atualmente, no Brasil, estima-se cerca de 1.000 exemplares documentados. Na última semana, quatro deles se encontraram para uma viagem até a Argentina.
Poderiam ter ido sobre um guincho ou no baú de um caminhão para só desembarcar no hipódromo de San Isidro, nos arredores de Buenos Aires, como muitos outros fizeram para exibirem-se na Autoclásica, principal encontro de veículos antigos da América Latina. No entanto, ignoraram os quase 100 anos de vida e encararam cerca de 2,5 mil quilômetros rodando.

Partindo de São Paulo, levaram 12 horas para chegar a Curitiba no primeiro dia não apenas pela velocidade média de 70 km/h, mas também porque um engarrafamento na Rodovia Régis Bittencourt deixou os Fordinhos descansando por quase cinco horas.
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De Curitiba o grupo seguiu para Torres (RS) desfalcado: o Roadster 1931 da turma teve problemas no motor quando passava por Balneário Camboriú (SC) e teve que voltar para casa. O que não desanimou seu proprietário, Paulo Gabarra.

“Estou um pouco frustrado, é claro. Planejei essa viagem com muito carinho e com antecedência. Mas não desisti, e se tiver companhia no próximo ano tentarei de novo. E com o mesmo carro”, promete o colecionador de Campinas (SP), que seguiu viagem de carona.

A última parada antes de atravessar para o Uruguai foi na simpática Jaguarão. Cruzando a Ponte Internacional Barão de Mauá até Rio Branco, parada obrigatória na Dirección Nacional de Migración para apresentar passaporte e documento do carro. Não tem como errar: o departamento de migração uruguaio fica dentro de um shopping chamado Panda – com direito a um de pelúcia bem na entrada.
Os Fordinhos se deram muito bem com as estradas planas, perfeitamente pavimentadas e pouco movimentadas do interior do Uruguai que os levaram a San José – o mesmo se pode dizer sobre o trecho até Colonia del Sacramento, onde se embarca na balsa que cruza o Rio da Prata até Buenos Aires.
Enfileirados na Autoclásica, os três Model A – um Briggs 1929, um Phaeton 1928 e um Pheaton 1931 – ficaram a poucos metros de outros ícones automotivos, como Ford Mustang Mach 1, Shelby Cobra Daytona Coupe e o Torino, praticamente um herói nacional feito criado pela Indústrias Kaiser Argentina.
Ao trio que acompanhou a viagem – um Bronco Sport, uma Maverick Tremor e uma F-150 Tremor – só restou a tarefa de “câmera car”. Se esperavam guinchar algum dos Fordinhos ou usar a caçamba para trazer de volta alguma peça quebrada ou pneu furado, enganaram-se.