O carregador elétrico por indução da BMW recebeu o prêmio de Tecnologia do Ano, da publicação norte-americana Green Car Journal. O equipamento faz parte de um programa piloto para o 530e. O programa permite que o proprietário do sedã híbrido testem o dispositivo de carregamento sem fio e reportem suas considerações à fabricante, que é pioneira em disponibilizar essa tecnologia no mercado.

+ BMW lança moto superesportiva de 207 cv; veja preço
+ SUVs PCD: T-Cross se aproxima da concorrência, veja os mais vendidos
+ Por coronavírus, prefeitura suspende rodízio em SP

O programa teve início na Alemanha, em 2018, e se expandiu para os Estados Unidos em meados de 2019. Ele está sendo desenvolvido para um grupo de clientes na Califórnia, e consiste na locação, por 36 meses do BMW 530e, especialmente equipado, e a instalação residencial do equipamento de carregamento indutivo.

O carregador por indução da BMW consiste em uma estação de carregamento sem fio (GroundPad) e um componente secundário do veículo (CarPad) fixado na parte inferior do automóvel. A transferência de energia sem contato entre o GroundPad e o CarPad é concluída a uma distância de apenas sete centímetros. Os componentes de carregamento indutivo geram um campo magnético, que permite a transferência segura de energia com uma taxa de eficiência em torno de 85%.

O sistema possui uma carga de 3,2 kW, permitindo que as baterias de alta tensão do veículo sejam totalmente carregadas em cerca de três horas e meia.