Carregar carros elétricos sem fio pode virar realidade, a ideia vem da Porsche na Alemanha. Carregar um celular sem uso de cabos já é realidade há alguns bons anos. Os carregadores wireless, inclusive, já chegaram em peso aos automóveis, mesmo em suas versões mais poderosas, como aquelas de 50 Watts.  

Já os carros elétricos, esses não têm jeito: ainda precisam de um eletroposto com tomada, fios grossos e ligações diretas. Mas, e se a tecnologia da recarga por indução chegar para eles também? É isso que a Porsche pretende com um novo projeto, batizado de “Wireless Charging”. É a primeira marca a criar uma engenhoca do tipo, e promete que em 2026 ela já estará disponível para compra na Europa.  

+ BRAZIL JOURNAL: Conheça o clube com 4 mil membros donos de Ferraris, Porsches e Lamborghinis

+ Black Edition: como é a edição limitada dos Porsche Taycan e Cayenne?

Como é a base de carregamento sem fio da Porsche?

Porsche Wireless Charging – Foto: divulgação

O sistema de carregamento será lento, com 11 kW, ou o mesmo que trabalha um wallbox de parede, com perda de menos de 10% de energia no processo. O aparelho, com 1,17 m de comprimento, 78 cm de largura, 6 cm de espessura e 50 kg, parece uma caixa preta, e fica posicionado no solo: o motorista precisará parar o carro em cima dele, que fica entre as rodas dianteiras.  

Cerca de 75% de todos os processos de carregamento em um Porsche totalmente elétrico acontecem em casa, segundo a fabricante. O sistema por indução, portanto, viria muito a calhar, especialmente levando em conta que ele poderá ficar também a céu aberto, tomando chuva, sol, neve e afins. A conexão é feita diretamente com a rede elétrica, essa parte sim, através de cabeamento.

Porsche Wireless Charging – Foto: divulgação

Mas, o carro também precisa ser preparado para suportar recarga sem fio. E, por isso, o modelo responsável pela estreia da tecnologia será o Cayenne elétrico de próxima geração, programado para ser lançado no final desse ano. O SUV também terá um sistema de suspensão próprio, dedicado, que rebaixará sua carroceria automaticamente quando estiver sobre o aparelho de recarga por indução.  

Além disso, no software do sistema de câmeras do carro, há um modo para reconhecer o carregador e direcionar o motorista na manobra, posicionando o Cayenne exatamente sobre a base. Assim que o veículo é posicionado, um indicador aparece no painel, o freio de estacionamento é acionado e o carregamento é iniciado. Tudo isso sem ação do motorista. 

Porsche Wireless Charging – Foto: divulgação

A base de solo conta com detector de movimento e detecção de objetos estranhos. O processo de carregamento é interrompido automaticamente se um ser vivo passar entre o veículo e a base ou se um objeto metálico permanecer sobre ela e aquecer. Além disso, o sistema conta com conexão com app My Porsche, para monitoramento e controle da recarga sem fio. Funções de conveniência já conhecidas, como o pré-condicionamento de carregamento, também estão disponíveis na indução.  

Como funciona o carregador por indução? 

A energia é transferida pelo ar por meio de um campo magnético. Para isso, uma bobina transmissora feita de cobre e ferrites está localizada na base de solo. Uma corrente alternada percorre essa bobina, gerando um campo magnético. 

Porsche Wireless Charging – Foto: Porsche/divulgação

Porsche utiliza tecnologia de banda ultralarga para determinar a posição relativa do veículo sobre a base no solo. Na bobina secundária do veículo, que atua como unidade receptora, o campo magnético gera então corrente alternada. Um retificador a converte em corrente contínua, permitindo que a bateria do Cayenne a armazene. 

Os primeiros protótipos funcionais, tanto do Novo Cayenne 100% elétrico quanto do inédito carregador automotivo por indução, serão exibidos pela primeira vez na feira de mobilidade IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, entre os dias 9 e 14 de setembro. 

Porsche Wireless Charging – Foto: Porsche/divulgação