PreviousNext

O carro autônomo fez a sua primeira vitima. O americano Joshua Brown morreu após colidir o seu Tesla Model S contra uma carreta de 18 eixos. O acidente aconteceu em uma rodovia da Flórida, após o sistema de direção semiautônoma do sedã elétrico não detectar a presença do caminhão.

Em nota divulgada pela Tesla em seu blog, a montadora informa que o caminhão atravessava a rodovia no momento da colisão e o sistema Autopilot confundiu o brilho do céu com a pintura branca da lateral do reboque. O Model S não freou e a capota do sedã foi arrancada com o impacto.

Apresentado no ano passado, o Autopilot utiliza uma combinação de câmeras, radar e sensores ultrassônicos para permitir ao veículo acelerar, frear e mudar de faixas na estrada sem a intervenção do motorista. Mas diferente do que o nome do sistema sugere (e alguns vídeos na internet também), o piloto automático dos Tesla não é tão autônomo assim. No mesmo comunicado, a empresa destaca que o sistema, ainda em fase de testes, exige que a atenção constante do motorista à estrada e que o condutor é avisado disso ao ativar a função e também durante o trajeto, com alertas visuais e sonoros.

O NHTSA, órgão governamental que é responsável pela segurança viária nos Estados Unidos vai abrir uma investigação para apurar o acidente. Brown, que era dono de uma empresa de tecnologia, era um fã da marca de automóveis elétricos. E inclusive já havia postado vídeos na internet do seu carro rodando com o Autopilot acionado. Em uma das ocasiões o sistema havia conseguido evitar uma colisão.