Ele parece mais um Batmóvel – principalmente de Tim Burton, que apareceu em “Batman” (1989) e “Batman: O Retorno” (1992) – com a frente iluminada, mas, na verdade, é o novo carro-conceito da Mercedes-Benz, chamado de Vision Iconic. O mais interessante é que ele esconde uma pintura que carrega a bateria do veículo.

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Mercedes-Benz Vision Iconic – Foto: Divulgação

Design do Mercedes Vision Iconic

O visual tem como destaque a releitura da grade do radiador cromada da marca, apresentada pela primeira vez no novo GLC elétrico. O elemento é inspirado nas grades verticais de modelos como o W 108, W 111 e o 600 Pullman.

A peça tem moldura cromada, estrutura em treliça de vidro fumê e iluminação integrada no contorno. O visual da frente conta ainda com as linhas alongadas para os faróis em formato de estrela. O design frontal chama a atenção em meio ao preto da carroceria.

“O carro-conceito simboliza a liberdade criativa de pensar além do convencional, representando um impulso visionário que abre novas perspectivas e constrói uma ponte entre o passado e o futuro”, diz a marca.

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Interior

Se por fora ele parece um Batmóvel, por dentro ele tem um certo aspecto de lancha tecnológica. Segundo a Mercedes, o interior tem como objetivo o “conforto estilo lounge e a experiência inteiramente nova de luxo hiper analógico e digital”.

Há uma composição com artesanatos e materiais inspirados no movimento artístico “Art Déco”. O ponto central do painel de instrumentos é uma estrutura flutuante de vidro, chamada “Zeppelin”. A ideia é mesclar instrumentos analógicos e digitais.

Mercedes-Benz Vision Iconic – Foto: Divulgação

Ao abrir a porta, o painel de instrumentos apresenta uma animação analógica, inspirada em cronógrafos. Ao centro, um dos quatro relógios tem a forma do logotipo da marca, atuando como um companheiro de IA.

Uma madeira decorativa de madrepérola também adorna os painéis das portas, envolvendo as maçanetas trabalhadas e polidas em tons prateado-dourados. O banco dianteiro é em veludo com tom de azul profundo.

À frente do motorista está o volante de quatro raios, com o logotipo da Mercedes-Benz que flutua dentro de uma esfera de vidro. O piso do veículo é revestido com uma marchetaria de palha.

Mercedes-Benz Vision Iconic – Foto: Divulgação

Revestimento solar

Para revestir o carro, a Mercedes-Benz está pesquisando módulos solares, que poderiam ser aplicados à carroceria de veículos elétricos.

No Iconic Vision, a marca afirma que a tecnologia conseguiria captar a energia solar, dependendo da localização e das condições locais.

Com a superfície tecnológica, que equivale a uma área de 11 metros quadrados, o veículo, em tese, poderia gerar energia suficiente para até 12 mil quilômetros por ano em condições ideais. A tecnologia pesa 50g por m².

“O revestimento não contém terras raras nem silício, é facilmente reciclável e possui alta eficiência de 20%, produzindo energia continuamente, mesmo com o veículo desligado.”

Condução automatizada

O Vision Iconic é equipado com ADAS de nível 2, que facilitam a direção em tráfego complexo. O próximo passo é que ele atinja o nível 4.

“Nessa modalidade, ao entrar na rodovia e ativar o sistema, o motorista pode relaxar, transformando o automóvel em um lounge luxuoso. Ao chegar, o veículo cuida do estacionamento de forma totalmente automática, usando sua avançada rede de sensores, sem necessidade de infraestrutura especial.”

Para o futuro, a Mercedes prevê que o Vision Iconic poderá incluir uma condução autônoma por meio de computação neuromórfica, que simula o funcionamento do cérebro humano e deve tornar os cálculos de inteligência artificial significativamente mais rápidos e eficientes em termos de energia.

“Por exemplo, os sistemas de segurança poderão identificar melhor sinais de trânsito, faixas e outros usuários da via, reagindo com maior rapidez, mesmo em condições de baixa visibilidade e sendo até dez vezes mais eficientes que os sistemas atuais. Essa tecnologia tem o potencial de reduzir em 90% o consumo energético necessário para o processamento de dados na condução autônoma, em comparação com os sistemas usados hoje.”

Futuro

Detalhes do conjunto mecânico não foram divulgados. Apesar de ser um carro-conceito e suas tecnologias ainda estarem em desenvolvimento, a Mercedes não disse se, um dia, o modelo poderá ter uma versão que será vendida no mercado. A ideia, por enquanto, é que alguns aspectos cheguem aos carros como no GLC elétrico.