Que tal construir uma réplica em tamanho real de um carro de Fórmula 1 com sucata? Essa foi a ideia da Gerdau, empresa brasileira de aço.

Desenvolvido com 750 kg de sucata metálica nas medidas oficiais da principal competição de automobilismo do mundo.

O veículo foi desenvolvido pelo artista plástico Alexandre Bergami, também conhecido pelo nome artístico de Ale NingueM. Recentemente, o artista direcionou seu foco para a criação de esculturas com estruturas em metal, utilizando como matéria-prima resíduos orgânicos e tecnológicos.

Carro de Fórmula 1 feito de aço pela Gerdau – Crédito: Divulgação

O carro também celebra o retorno da companhia como o aço oficial do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula em 1 em 2024, pela segunda edição consecutiva.

“A construção da réplica de um carro de Fórmula 1 com sucata metálica, elemento fundamental para a nossa produção de aço, e a exibição dela em diversos locais permitirá ao público refletir sobre o papel da reciclagem e da economia circular, elementos importantes na construção de um futuro ainda mais sustentável”, afirma Pedro Torres, diretor de comunicação e relações institucionais da Gerdau.

Exibição ao público

O modelo será exibido pela primeira vez ao público no Congresso Aço Brasil, organizado pelo Instituto Aço Brasil, em São Paulo, até o dia 8 de agosto.

Na sequência, o carro será mostrado em diversos locais de São Paulo e Minas Gerais, como shoppings e aeroportos.