20/10/2020 - 9:45
A Vanwall Group, sucessora da lendária equipe britânica de automobilismo Vanwall dos anos 1950, anunciou a produção de seis carros para celebrar as seis vitórias na Fórmula 1, em 1958, que assegurou o primeiro Mundial de Construtores da história da categoria.
Das seis unidades, cinco podem ser compradas e cada uma possui o valor de £ 1,65 milhão (algo em torno de R$ 11.943.299, em conversão direta) – um exemplar será destinado ao Vanwall Historic Racing Team.
Cada carro receberá o trabalho de especialistas históricos em corridas e milhares de horas para reproduzir os desenhos/plantas originais da década de 1950.
+ Feirão de usados e seminovos volta a SP dia 25
+ Alta procura por carro para PCD faz sumir câmbio manual
+ Onix desbanca Fiat Strada em vendas na primeira quinzena
+ Regras para motos ainda podem mudar em Novo Codigo de Trânsito
O motor será um Vanwall de 2.489 cc capaz de entregar 270 cv de potência. A Vanwall foi pioneira em inovações de engenharia à época, como a introdução de freios a disco na Fórmula 1 ao invés de tambor, que deu uma vantagem técnica sobre os carros da Ferrari. O chassi foi projetado por Colin Chapman, o fundador da Lotus.
Foi da equipe Vanwall, fundada por Tony Vanderwell, o primeiro carro britânico a vencer o Grande Prêmio da Inglaterra, em 1957, com os pilotos Sir Stirling Moss e Tony Brooks. A última participação da Vanwall aconteceu no GP da França de 1960.