O inverno chegou derrubando os termômetros em várias cidades do Brasil. E se a gente já sabe da importância de se cuidar nessa época, o carro também merece atenção especial.

O frio pode acelerar a ferrugem, facilitar o surgimento de trincas e arranhões com a contração dos materiais, e até dificultar a partida do motor.  

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Nem tudo, porém, é verdade. Por essas e outras, veja alguns mitos e fatos sobre essa relação entre carro e inverno:

Inverno danifica a lataria dos carros? 

Confira 5 cuidados para tomar com o carro durante o inverno
Carro congelado no inverno – Foto: Adobe Stock

Verdade. Baixas temperaturas favorecem a contração dos materiais, o que pode agravar arranhões ou amassados. E se tiver umidade no ambiente, o risco de ferrugem aumenta — ainda mais se a pintura já estiver comprometida. 

Pequenos danos pioram no frio?

Carro arranhado e batido – Foto: jcomp/Freepik

Verdade. Trincas, riscos e lascas na pintura ficam mais vulneráveis nesse período. Com o frio e a umidade, a corrosão avança mais rápido e o que era um probleminha vira dor de cabeça. 

Preciso trocar o óleo só por causa do frio?

Óleo lubrificante – Foto: Freepik/divulgação

Mito. O óleo não precisa ser trocado só por causa da estação, mas vale a checagem. Em dias gelados, óleos muito viscosos podem circular com mais dificuldade. A regra é simples: siga sempre o que diz o manual do carro. 

Bateria sofre mais no inverno?

Bateria 12 Volts de carros – Foto: Omega Baterias/divulgação

Verdade. Com o frio, a carga da bateria cai e o motor exige mais para dar a partida. Se a bateria já estiver velha ou fraca, o risco de ficar na mão aumenta. 

Palhetas de limpador duram menos no frio?

Limpadores de parabrisas – Foto: pvproduction/Freepik

Verdade. Apesar do calor ser mais famoso por ressecar borracha, o frio também pode enrijecer as palhetas e reduzir a eficiência na limpeza do para-brisa.

Lâmpadas queimam mais no frio?

Nissan Kicks Play Advance Plus – Foto: Lucca Mendonça

Mito. O frio, por si só, não queima lâmpada. Mas mudanças bruscas de temperatura — como sair de um lugar quente direto pro gelado — podem afetar a durabilidade, principalmente se houver umidade no sistema. 

Abastecer com gasolina é melhor no inverno?

Posto de combustível
Posto de combustível – Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Verdade. Para carros flex, a gasolina facilita a partida a frio. Ela tem maior poder de ignição em baixas temperaturas, o que ajuda o motor a ligar com mais facilidade.