27/07/2025 - 7:00
O inverno chegou derrubando os termômetros em várias cidades do Brasil. E se a gente já sabe da importância de se cuidar nessa época, o carro também merece atenção especial.
O frio pode acelerar a ferrugem, facilitar o surgimento de trincas e arranhões com a contração dos materiais, e até dificultar a partida do motor.
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Nem tudo, porém, é verdade. Por essas e outras, veja alguns mitos e fatos sobre essa relação entre carro e inverno:
Inverno danifica a lataria dos carros?

Verdade. Baixas temperaturas favorecem a contração dos materiais, o que pode agravar arranhões ou amassados. E se tiver umidade no ambiente, o risco de ferrugem aumenta — ainda mais se a pintura já estiver comprometida.
Pequenos danos pioram no frio?

Verdade. Trincas, riscos e lascas na pintura ficam mais vulneráveis nesse período. Com o frio e a umidade, a corrosão avança mais rápido e o que era um probleminha vira dor de cabeça.
Preciso trocar o óleo só por causa do frio?

Mito. O óleo não precisa ser trocado só por causa da estação, mas vale a checagem. Em dias gelados, óleos muito viscosos podem circular com mais dificuldade. A regra é simples: siga sempre o que diz o manual do carro.
Bateria sofre mais no inverno?

Verdade. Com o frio, a carga da bateria cai e o motor exige mais para dar a partida. Se a bateria já estiver velha ou fraca, o risco de ficar na mão aumenta.
Palhetas de limpador duram menos no frio?

Verdade. Apesar do calor ser mais famoso por ressecar borracha, o frio também pode enrijecer as palhetas e reduzir a eficiência na limpeza do para-brisa.
Lâmpadas queimam mais no frio?

Mito. O frio, por si só, não queima lâmpada. Mas mudanças bruscas de temperatura — como sair de um lugar quente direto pro gelado — podem afetar a durabilidade, principalmente se houver umidade no sistema.
Abastecer com gasolina é melhor no inverno?

Verdade. Para carros flex, a gasolina facilita a partida a frio. Ela tem maior poder de ignição em baixas temperaturas, o que ajuda o motor a ligar com mais facilidade.