O mercado de aluguel de veículos está em crescimento no país em boa parte pelo serviço de locação de longo período que atraiu inclusive as fabricantes. Em 2021 a busca pelo termo “carro por assinatura” cresceu mais de 450%, segundo pesquisa da consultoria especializada SimilarWeb.

Um número cada vez maior de pessoas passaram a entender que por trás do valor do automóvel, invariavelmente, estão também os custos com documentação, seguro, manutenção, revisão e impostos.

+ Jeep Commander integra portfólio de carros por assinatura da Stellantis
+ Renault lança plano de assinatura de carros com mensalidades reduzidas
+ Carros de luxo por assinatura: saiba como funciona o serviço
+ Ford lança serviço de carros por assinatura com Ranger e Territory

Para quem busca entender em quais situações vale a pena aderir a esta modalidade, a For You Fleet, empresa que atua no ramo, listou cinco perfis de clientes que podem melhor se adaptar a uma assinatura de carro. Confira se você faz parte de algum deles:

Quem troca de carro com bastante frequência

Muitas pessoas, por desejo ou necessidade, trocam de carro todo ano ou, no máximo, a cada três anos. Diante dessa alta frequência de troca, ao colocar os gastos de tempo e dinheiro na ponta do lápis, é possível verificar a vantagem em ter um veículo por assinatura. Aqui, inclusive, é preciso considerar que, tão doido quanto manter o carro é se desfazer dele, se considerarmos a desvalorização do bem na venda ou a necessidade do excesso de cuidados para não cair em fraudes e golpes.

Pessoas que buscam praticidade na gestão do bem

Quem precisa sempre ter um carro em perfeito estado de uso ou não gosta ou não dispõe de tempo para levar o veículo para revisão, cuidar das burocracias durante sinistros ou administrar as rotinas relacionadas a multas, IPVA, licenciamento e seguros, costuma encontrar no carro por assinatura anual a comodidade que precisa.

Quem está em fase transitória de vida ou carreira

Aqui, destacam-se os casos de pessoas que estão temporariamente em alguma cidade para projetos profissionais temporários, jovens recém-habilitados que precisam do automóvel para uma questão pontual e ainda estão decidindo sobre a necessidade e o desejo de adquirir o bem, além daqueles que já internalizaram a ideia de utilizar carro, casa e outros itens como serviço e não como um bem.

Os que desejam otimizar os investimentos no automóvel

Aqui se enquadram tanto as pessoas que já perceberam que os custos de ter um carro ficaram muito altos quanto aquelas que não querem ficar anos pagando por um financiamento. Muitas delas têm encontrado no carro por assinatura anual a oportunidade de centralizar os custos com o veículo em um único credor e ainda usufruir do benefício de trocar de carro ao final do contrato.

Empresas interessadas em terceirizar a frota e na gestão dos carros

Considerando a modalidade empresa, os planos de terceirização de frota costumam ser bastante amplos, com a possibilidade de oferta de modelos de veículos de acordo com a função do colaborador e acompanhamento do trajeto do veículo e estilo de condução do usuário por meio de telemetria. Muitas empresas têm contratado esse serviço para otimizar o tempo dos colaboradores internos na gestão de questões relacionadas à frota, enquanto desfrutam do benefício de ter sempre à disposição um veículo novo e em perfeitas condições de uso, numa variação de modelos para atender dos gerentes até o presidente da empresa. No caso da For You Fleet, existe ainda uma modalidade de serviço que prevê a compra e a relocação da frota própria da empresa.

MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Teste rápido: Caoa Chery 5x estreia nova versão PRO por R$ 154.990
+ Flagra: Porsche salta em cruzamento de SP; assista
+ Caminhão motorhome: 3 Mercedes Actros recebem modificações; assista

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Impressões: Jeep Renegade 2022 tem o motor que faltava
+ Saiba tudo sobre o licenciamento de veículos em SP, como datas e preço
+ Renault Austral: novo SUV tem detalhes do interior exibidos
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Teste rápido: novo Mercedes Classe C anda muito e gasta pouco
+ Confira quais foram os 10 veículos mais roubados em SP durante 2021
+ Nova CNH em 2022: a troca será obrigatória? Veja como ficou