30/06/2025 - 16:37
O governo deve anunciar em breve o chamado “IPI Verde”, que promete baixar o percentual do imposto para modelos de melhor eficiência energética, desde que tenha certo nível de produção nacional. Segundo a Agência AutoData, para receber desconto no IPI, o modelo não pode emitir mais que 83 gCO₂e/km rodado (gases poluentes), levando em conta o ciclo do poço até a roda.
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Nesses benefícios, deverão entrar hatches subcompactos (até 1 tonelada), hatches compactos (até 1,1 tonelada), SUVs pequenos (até 1,1 tonelada) e picapes (até 1,5 tonelada), incluindo modelos flex, a diesel ou eletrificados. A previsão é que a redução dure até o final de 2026.

Mas, além do tal de “IPI Verde”, outro programa que pode vir acompanhado dele é o “Carro Sustentável”, de acordo com levantamento da jornalista Marli Olmos, do jornal Valor Econômico (clique aqui para ler).
Será mais ou menos nos mesmos moldes do programa de redução de impostos para modelos de até R$ 120 mil, aplicado em meados de 2023, porém agora focado em carros de entrada, com até 90 cv de potência líquida (aquela da ficha técnica). Na ocasião, há dois anos, os descontos chegaram a até quase 11% sobre o valor de tabela, e envolvia também veículos comerciais, caminhões e ônibus.

Agora, serão só carros pequenos, ainda que sem limite de preço. O 1.0 naturalmente aspirado mais caro do país hoje é o Chevrolet Onix Plus, de 82 cv, que custa quase R$ 107 mil na versão LT, para que se tenha uma ideia. Do outro lado da moeda, o mais em conta é o Renault Kwid Zen, de R$ 79,8 mil, que hoje se posiciona como carro 0 km mais barato do país. Veja aqui a lista dos carros 1.0 aspirados a venda no Brasil, e quanto eles custam.
Com informações da jornalista, o “Carro Sustentável” irá se apoiar nas cláusulas do Mover, outro programa do governo que incentiva a indústria automotiva e seus produtos. Além disso, deverá analisar números de potência, eficiência energética, reciclabilidade e índice de nacionalização para conceder os descontos.

Os beneficiados, aliás, serão os carros de menor custo de aquisição: Renault Kwid, Fiat Mobi e Argo 1.0, VW Polo Track e Tera (1.0 aspirados), Citroën C3 e Basalt (1.0 aspirados), Peugeot 208 1.0 aspirado, Chevrolet Onix 1.0 aspirado (além de Onix Plus), Hyundai HB20 e HB20 Sedan 1.0 aspirados, entre outros que não excedam os tais 90 cv determinados. Por conta disso, modelos superalimentados não entram no time pela maior potência, enquanto os elétricos ficam de fora por (ainda) não serem nacionais.

O Carro Sustentável deverá, na realidade, se basear numa redução de impostos dos veículos com essas características (nacionais de até 90 cv), e com isso terem seus preços reduzidos para o consumidor final. De acordo com a reportagem do Valor Econômico, aliás, a medida vai valer tanto para compras como pessoa física (CPF), quanto para pessoa jurídica (CNPJ), o que permite os descontos para locadoras, frotas de empresas, comerciantes e afins.
Quando o programa deverá ser anunciado? Pelas informações, de acordo com Olmos, ainda nessa semana, junto da apresentação oficial do IPI Verde.