A Volkswagen conseguiu enquadrar o Tera MPI, versão de entrada com motor de aspiração natural e transmissão manual, no Programa Carro Sustentável. Com isso, ele se junta a outros modelos que o Governo classifica como sendo de maior eficiência energética e sustentabilidade. Na linha VW, o Polo Track/Robust e o Polo TSI manual também estão enquadrados no programa. 

+Avaliação: VW Tera TSI manual 2026 é a diversão antes do trabalho

+Carro Sustentável: Fiat, GM, Hyundai, Renault e VW oficializam entrada no programa; veja modelos

VW Tera MPI manual - Foto: VW/divulgação
VW Tera MPI manual – Foto: VW/divulgação

O Tera MPI que passa a ser Carro Sustentável é da linha 2026/2026 e conta com isenção total de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), o que permite uma redução de 2,55% no seu preço. Diferentemente da Fiat e outras marcas, a VW não aplicou descontos adicionais no valor do SUV, que cai de R$ 108,4 mil para R$ 105.626. Suas outras versões continuam com as mesmas etiquetas. 

VW Tera MPI manual – Foto: VW/divulgação

Em paralelo, a VW comemora que mais de 45,2 mil carros da marca foram vendidos com benefícios do programa Carro Sustentável desde julho do ano passado, quando ele entrou em vigor. A medida vai até 31 de dezembro de 2026, e beneficia também modelos da Fiat, Chevrolet, Renault e Hyundai.  

Tera MPI 2026: motorização e equipamentos 

Versão de entrada do SUV, ela usa o motor 1.0 MPI de aspiração natural, família EA-211, com 77/84 cv de potência e 9,4/10,3 mkgf de torque (gas/eta), associado ao câmbio manual de cinco marchas. Segundo a marca, ele demora pelo menos 13,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima na casa dos 162 km/h, ambos com etanol. O consumo é de 9,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, ou 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina (Inmetro). 

VW Tera MPI 2026 – Foto: VW/divulgação

Ele vem bem completo, com direito a 6 airbags, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, bloqueio eletrônico do diferencial, detector de fadiga do condutor, direção elétrica, coluna de direção regulável em altura e profundidade, piloto automático, painel de instrumentos digital de 8 pol., sensores de estacionamento traseiros, retrovisores elétricos com tilt-down, faróis em LED, multimídia de 10,1 pol. com conexões sem fio, volante multifuncional, entre outros.  

PreviousNext

“Desde quando a Volkswagen foi habilitada a participar do Programa Carro Sustentável, temos trabalhado continuamente para ampliar nossa oferta de modelos elegíveis. A inclusão do Tera MPI na lista representa um avanço importante, não apenas por se tratar de mais um produto certificado, mas por ser um carro que é um fenômeno de vendas no País. Isso reforça nosso compromisso em oferecer mobilidade acessível, eficiente, sustentável e alinhada às expectativas do consumidor brasileiro”, diz Fernando Silva, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.