Quem não gosta de dirigir e viajar mais confortável em um carro? Muitos motoristas procuram um modelo com o famoso “ar, direção e trio”, mas há muitos outros equipamentos – cerca de 60 itens dos mais relevantes para ser mais exato.

Pensando nisso, a Mobiauto, startup do segmento automotivo, divulgou uma pesquisa na qual mostra quais são os opcionais mais procurados pelos motoristas quando pensam em adquirir um veículo usado.

Veja a lista dos dez itens mais procurados:

Foto: Divulgação

+ Carro Usado: Renault Kwid é econômico ao extremo; vale a pena?
+ Carro Usado: Hyundai Tucson é um SUV espaçoso e de manutenção fácil
+ Carro usado: quem tem um Honda Fit, compra outro
+ Vai comprar um carro usado? Avalie o histórico da troca de óleo
+ Confira qual é o valor do seguro dos carros 0km mais vendidos em 2023

“O campeão foi o ar-condicionado, com 27,4% de cliques dos compradores. Isso quer dizer que 72,6% dos consumidores não querem esse item? Óbvio que não. Vamos lembrar que muitos carros possuem ar-condicionado de série, desobrigando o comprador a selecionar aquele item”, afirma Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, que coordenou a pesquisa.

E completa: “vamos supor que o internauta está atrás de um Jeep Compass – explica Castro Jr. – Ele nem clica em ar-condicionado, vidros e trava elétricos ou mesmo transmissão automática, pois 100% das unidades à venda terão esses itens. Por este motivo, a pesquisa mostra que os carros básicos ficam cada vez afastados do desejo de compra do brasileiro, principalmente porque esses itens que lideram o ranking tiveram aumento de procura nos últimos seis meses”.

Variações negativas

Entre as variações negativas da lista, itens como kit GNV e tomada 12V encolheram na preferência dos compradores, com quedas de 13,51% e 8,70%, respectivamente.

“O GNV sofreu uma escalada de preços durante o ano de 2022 e começou a cair só no final do ano, mas não o suficiente para reverter o desinteresse do comprador por modelos abastecidos por esse combustível. Em fevereiro deste ano, a Petrobras promoveu nova queda de 11% no preço do GNV, tornando-o novamente competitivo. Ou seja: o comprador de carro usado afastou-se desse item… mas aposto que o interesse será retomado em breve”, esclarece Sant Clair Castro Jr.

Sobre a tomada 12V, o executivo afirma que em um mercado que vende “smartphones sobre rodas”, com carros que trazem sistemas multimídia cada vez mais completos e com tomadas USB em abundância, a velha tomada 12V perdeu apelo.

Metodologia

O levantamento foi feito durante o segundo semestre de 2022, mapeando, dentre as centenas de milhares de anúncios da plataforma Mobiauto, quais os itens que os compradores mais selecionaram antes de solicitar na plataforma a busca dos usados disponíveis com aquelas características.

O levantamento considerou o interesse de compra em julho de 2022 e, posteriormente, em janeiro deste ano. Os pesquisadores da área de Estatísticas da Mobiauto calcularam, além dos percentuais de cada item, a variação nesses últimos seis meses, apontando uma notável tendência de vendas nos próximos tempos.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Que tal um Mercedes de jaqueta acolchoada? Veja o conceito Mondo G
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: Volvo XC60 é o senhor da eficiência; vale a pena?
+ Confira quais são os carros 0km mais baratos do Brasil em 2023
+ Fórmula 1: confira todos os novos carros para a temporada 2023
+ Teste rápido: Volkswagen Polo 2023 está pior… mas melhor
+ Novo BMW X1 é oferecido por assinatura; veja como funciona
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Carro Usado: Renault Kwid é econômico ao extremo; vale a pena?
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe