Inicialmente trazido do México, o Nissan Kicks estreou no Brasil ainda em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No ano seguinte, passou a ser produzido na fábrica de Resende (RJ). Sempre foi um SUV compacto racional, que tem como um dos maiores destaques a mecânica consagrada e de manutenção descomplicada.

Com 4,3 metros de comprimento e 2,62 de entre-eixos, o Kicks acomoda bem até cinco ocupantes, com medidas superiores às de Jeep Renegade e Chevrolet Tracker. Seu porta-malas de 432 litros faz inveja aos rivais citados, que tem 320 e 393 litros, respectivamente.

Na versão SL, o Nissan tem bancos em couro, chave presencial, faróis de LED, central multimídia com Android Auto/Apple CarPlay, além de seis airbags e câmera 360º. Com o “Pack Tech”, ganha frenagem autônoma de emergência.

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A cabine usa materiais simples no acabamento, mas capricha na montagem e tem um design elegante e agradável, com volante de raio pequeno e com boa pegada. Sentimos falta apenas de uma opção de troca sequenciais de marcha via alavanca ou aletas.

“Escolhi o Kicks pelo visual e pela cabine, com um bom espaço também para quem viaja no banco traseiro. E o porta-malas é grande”, diz Rosani Talles dos Santos, proprietária do SUV.

Nissan Kicks – Crédito: Divulgação

A racionalidade aparece na mecânica: o velho motor 1.6 16V naturalmente aspirado foi sempre a única opção, e tem só 114 cv e 152 Nm. Assim, mesmo com a ajuda do bom câmbio CVT de seis marchas simuladas em acelerações médias/fortes – e apesar do baixo peso do Kicks –, há queixas de falta de força: “o Kicks deixa a desejar nas arrancadas”, reclama Marli de Moraes, outra proprietária.

Mas a própria Marli, de imediato, se lembra do contraponto: “o consumo é excelente, já marquei até 22 km/l na estrada.” E a economia aparece também na hora da manutenção.

José Nivaldo da Silva, dono da oficina Special Car, em São Paulo, diz que “se as revisões preventivas foram feitas periodicamente, é um carro livre de problemas.” Em relação ao desempenho, diz que “essa demora nas reações vem também da caixa CVT; faz parte do projeto, não adianta forçar.”

Mas ele dá uma dica: “Em subidas muito íngremes, coloque a alavanca de câmbio na posição L.” As suspensões são resistentes como se espera de um SUV (mesmo que urbano) e dificilmente apresentam problemas nos amortecedores ou bandejas. A partir de 30 mil quilômetros, no entanto, o conjunto pode apresentar ruídos. A correção é feita trocando as buchas da barra estabilizadora: “não compensa instalar peças paralelas, pela menor durabilidade; o defeito retorna após curto período”, alerta Silva.

Outra recomendação é substituir o fluido da transmissão a cada 80 mil quilômetros. Enfim, espaçoso e simples de manter, o Nissan Kicks é uma compra a se considerar pelo conjunto da obra. Peca um pouco no desempenho, mas capricha no espaço interno, no porta-malas, no consumo e na confiabilidade, com manutenção simples. “Embora tenha mudado de marca, até hoje sinto falta do meu Kicks”, finaliza Santos.

Nissan Kicks – Crédito: Divulgação

Pelo mesmo preço

Jeep Renegade Longitude 1.8 16V 2021 : R$ 93.232

O SUV foi o primeiro Jeep produzido na fábrica de Goiana (PE). Dois atributos positivos aparecem no estilo e no conforto e robustez das suspensões. Tem até 139 cv e 188 Nm, que garantem um desempenho apenas mediano.

Renault Duster Zen 1.6 16V 2022: R$ 91.852

Novo Renault Duster 2021. Foto: Victor Eleutério / La Imagem / Renault

Ele possui um excelente espaço na cabine e um porta-malas é de ótimos 475 litros. Já o propulsor 1.6 16V pode ser combinado à transmissão continuamente variável (CVT) e tem até 120 cv e 165 Nm. Anda pouco e nem é tão econômico assim.

Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo 2019: R$ 95.088

O sedã entrega um rodar suave e seus bons 2,700 m de entre-eixos privilegiam quem viaja atrás. A unidade 1.4 16V turbo junto do câmbio automático de seis marchas tem 153 cv e 240 Nm, resultando em desempenho ótimo, apesar de calibrado para conforto.

Nissan Kicks SL 2020

Preço: R$ 96.640

Motor: quatro cilindros em linha 1.0, 12V, duplo comando com variação na admissão e no escape

Cilindrada: 1.598 cm³

Combustível: flex

Potência: 114 cv a 5.600 rpm (g/e)

Torque: 152 Nm a 4.000 rpm (g/e)

Câmbio: CVT (automático continuamente variável), seis marchas simuladas

Direção: elétrica

Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)

Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)

Tração: dianteira

Dimensões: 4,295 m (c), 1,760 m (l), 1,590 m (a)

Entre-eixos: 2,620 m

Pneus: 205/55 R17

Porta-malas: 432 litros

Tanque: 41 litros

Peso: 1.142 kg

0-100 km/h: 12 s (e)

Vel. máxima: 175 km/h (e)

Consumo cidade: 11,4 km/l (g) e 7,7 km/l (e)

Consumo estrada: 13,7 km/l (g) e 9,4 km/l (e)

Emissão de CO2: 109 g/km

Nota do Inmetro: B

Classificação na categoria: C (SUV Compacto)