20/05/2025 - 10:07
Pode parecer coisa do futuro, mas no ano que vem será possível ver carros voadores transportando pessoas pela Europa. O fato é que o primeiro carro considerado voador a ser produzido em larga escala começará a ser vendido em 2026. O feito está próximo de ocorrer pela companhia eslovaca Klein Vision e seu veículo “AirCar”.
Ele já recebeu o certificado oficial de aeronavegabilidade da Autoridade Eslovaca dos Transportes, após a conclusão bem sucedida de 70 horas de testes de voo compatíveis com as normas da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), com mais de 200 descolagens e aterragens.
+ ‘Carro voador’: primeiro voo comercial de eVTOL está previsto para 2027, diz presidente da Embraer-X
+ ‘Carro voador’: Embraer projeta trajeto Faria Lima-Guarulhos em 13 minutos

Como é o AirCar?
O modelo se difere bastante dos eVTOLs – que contam com várias hélices e decolagem na vertical como um helicóptero. O AirCar tem uma cara de carro com quatro rodas, asas de avião, hélice na traseira e decolagem na horizontal.
Para o seu desenvolvimento foi necessária uma equipe de oito especialistas e mais de 100.000 horas de trabalho, para converter os desenhos do projeto em um protótipo de 1.000 kg com dois lugares.
Ele é alimentado por um motor elétrico de 15 kW, que trabalha com um propulsor a combustão da BMW de 1.6 litros. O conjunto híbrido permite que a aeronave atinja velocidades superiores a 300 km/h e tenha uma autonomia de 1.000 km.

Carro voador no mercado
Segundo informações do Daily Mail, o AirCar começará a ser vendido no mercado europeu no primeiro trimestre do ano que vem custando US$ 1 milhão ou R$ 5,65 milhões em conversão direta.
