05/05/2025 - 7:00
No Brasil, os carros 0 km mais simples, subcompactos de entrada, já beiram os R$80 mil. E uma redução significativa de preços é quase impensável por enquanto. Se você quiser um 0 km automático, então, é bom se preparar para desembolsar pelo menos R$100 mil. É, o descanso para a perna direita custa caro…
Mas, ainda bem, existem os usados: com menos da metade desse valor, mais precisamente de R$37 mil a R$40 mil, dá para achar modelos sem pedal de embreagem bem interessantes pelo mercado. Com base nos preços ditados pela Tabela Fipe, aqui vão cinco opções de usados automáticos por até R$40 mil.
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Toyota Corolla XEI 2007

Não é difícil achar um Corolla XEI 2007, último ano da nona geração do sedan, por menos de R$40 mil. Pela Fipe, são cerca de R$37,1 mil, ainda que o mercado costume cobrar um pouquinho a mais por esses Toyota. Além de ser um sedan médio com amplo espaço interno, conforto e bons equipamentos, traz um 1.8 16v de 136 cv debaixo do capô. Na transmissão automática, uma caixa de quatro velocidades. No geral, o sedan tem fama de “inimigo das oficinas mecânicas”.
Honda Fit LX 2009

Outro japonês, porém, agora um Honda: por pouco menos de R$40 mil (R$38,2 mil pela Fipe) também dá para escolher um Fit 2009. Mesmo nessa versão mais simples, LX, traz o robusto motor 1.4 16v acoplado ao câmbio automático de cinco marchas. Não tem pretensões esportivas com seus 100 cv de potência, porém compensa isso com durabilidade atestada e uma interessante economia de combustível. Com pitada de monovolume, oferece várias configurações dos bancos, para acomodar diferentes tipos de carga, e um generoso espaço interno.
Ford EcoSport XLT 2011

Aqui temos a versão mais completa do SUV compacto, a XLT, que, como linha 2011, pode ser encontrado até por cerca de R$35 mil (R$37,8 mil pela tabela). Bancos em couro, faróis de neblina, rodas de liga-leve, airbags, freios ABS, rádio MP3, entre outros, são itens presentes. Além disso, o Eco conta com interior espaçoso e motor 2.0 16v Duratec, o mesmo que moveu o Focus por anos. Falamos de bons 145 cv de potência, administrada pelo câmbio automático de quatro marchas. Apesar do consumo elevado, oferece bom desempenho e considerável nível de robustez.
Nissan Sentra SL 2012

Outra versão topo de linha, só que agora de um sedan médio: falamos do Nissan Sentra SL que, na linha 2012, é tabelado em cerca de R$36,9 mil. Claro, existem unidades à venda até por menos do que isso, dependendo do estado de conservação. Para a época, era um carro completão: bancos e volante em couro, chave presencial, partida do motor por botão, rodas de liga-leve aro 16, acendimento automático dos faróis, volante multifuncional, câmera de ré e seis airbags! Sob o capô, um 2.0 16v de 140 cv de potência e cerca de 20 mkgf de torque, acoplado ao câmbio CVT.
Renault Sandero Stepway 1.6 16v 2013

Eis aqui outra versão topo de linha. Por algo em torno dos R$39,5 mil pela tabela Fipe ou até menos no mercado de usados, é possível levar para casa um Stepway 2013, das últimas unidades antes da troca de geração. O visual aventureiro ainda está na moda (vide Fiat Pulse, VW Nivus e afins), e são vantagens um generoso espaço interno, amplo porta-malas e mecânica considerada robusta, com o bônus das suspensões erguidas. Completo de equipamentos (dependendo, até multimídia, airbag duplo e freios ABS), traz motor 1.6 16v (até 115 cv) e câmbio automático de quatro marchas.