Carros com nome de gente

Cultura inútil automotiva: a gente também vê por aqui...

Já abordamos esse tema aqui no site da Motor Show (leia aqui). Mas como gosto bastante de curiosidades envolvendo automóveis, resolvi dar uma nova olhada no banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta a existência de mais de 130 mil nomes diferentes entre no Brasil.

Desta vez, procurei os nomes de alguns modelos a venda atualmente no mercado brasileiro. Alguns resultados foram surpreendentes. E para ninguém dizer que eu estou mentindo, eles podem ser conferidos aqui.

1Chevrolet Onix

FRS

O modelo mais vendido do mercado brasileiro leva o nome da pedra ônix, embora tenha perdido o acento no meio do caminho. De acordo com o IBGE, até 2010, 37 pessoas tinham o nome do carro (ou da pedra).

2Chevrolet Montana

Divulgação

A picape leve da marca da gravata compartilha o nome com 20 pessoas em todo o Brasil.

3Ford Ka

Roberto Assunção

Ka é o nome de um elemento da mitologia egípcia, embora quase 100% das pessoas o associe ao hatch da Ford mesmo. Até o último Censo, o nome era usado por 58 pessoas.

4Ford Ranger

Silvio Serber

Além de designar a picape média da Ford, a palavra Ranger já teve vários significados ao longo da historia. Mas a princípio definia os guardas florestais ingleses. No sistema do IBGE, era usado como nome próprio por 45 pessoas.

5Hyundai Creta

Divulgação

O nome do SUV compacto da marca coreana foi inspirado na ilha grega de mesmo nome. Que por sua vez era o nome próprio de 22 pessoas no último levantamento do IBGE.

6VW Polo

Roberto Assunção

No sistema do IBGE não constam estatísticas para o uso de nomes como Gol e Voyage no Brasil. Mas Polo é o nome usado por 60 pessoas.