06/08/2025 - 6:00
Há quem diga que os games influenciam no estilo de vida das pessoas, quer seja nas coisas boas, ou nas ruins. E essas influências envolvem até perfis de compras, mesmo de coisas caras…como carros elétricos.
+Carro elétrico da Stellantis que não precisa recarregar chega ao Brasil em 2025
+BYD Pony EV de R$ 30 mil? Não é nada disso…

Normalmente, a tecnologia é um fator presente tanto nos carros elétricos, quanto nos games. E essa talvez possa ser a ponte de ligação entre fãs de jogos, que, segundo uma pesquisa, tem alto interesse em automóveis a bateria.
De acordo com a Gamers Club, maior plataforma de e-sports (jogos competitivos online) da América Latina, mais da metade dos gamers brasileiros curtem o mundo dos carros elétricos (53%, para ser exato), e 65% desses interessados pensam em, de fato, comprar um carro elétrico dentro dos próximos meses.

O que dizem os gamers sobre carros elétricos?
Os principais motivos para essa preferência são conforto, segurança e tecnologia, nessa ordem. De acordo com o levantamento, o público gamer busca algo fluído e personalizado, justamente duas tendências do mundo dos EVs mais recentes. Vide as linhas de design cada vez mais limpas e modernas, ou então funções ajustáveis para todos os lados dos carros elétricos (telas, cores, modos e afins).

Para Guilherme Barbosa, Diretor de Parcerias da Gamers Club, muitos gamers acabam enxergando essa modalidade automotiva como verdadeiros uma extensão do universo virtual que oferecem funções dinâmicas, que vão desde um estacionamento automático até mesmo à possibilidade de customização, permitindo que o usuário deixe o veículo do jeito que sempre sonhou.
Segundo ele, a parcela predominante de jovens da geração Z e Millenials no público gamer também justifica a preferência. Isso vai de encontro ao que diz uma outra do final de 2023, encomendada pela empresa britânica de mobilidade Sogo, que demonstrou que quase 60% do público entre 18 e 24 anos tinha tendência de trocar seu carro por outro totalmente elétrico, ao menos na Europa. Para o pessoal com mais de 55 anos, essa porcentagem caía para pouco mais de 20%.

Voltando ao levantamento da Gamers Club, sobre o interesse de gamers brasileiros em carros elétricos, ele também informa que a maioria do público entrevistado reclama do alto preço dos combustíveis líquidos, ou então dos custos de manutenção maiores de modelos a combustão.
Realizado durante o primeiro trimestre de 2025, o estudo ouviu 4.052 gamers brasileiros que utilizam a plataforma diariamente para entender a percepção da comunidade sobre o mercado automotivo e o uso de carros elétricos.
