Nos últimos anos, os modelos de carros vendidos no Brasil estão cada vez mais em sintonia com o que se vende lá fora. Mas o mesmo não pode ser dito da mecânica, com motores que algumas vezes são exclusivos para o mercado brasileiro. Confira cinco modelos vendidos aqui e no exterior, mas com conjuntos mecânicos totalmente diferentes.

Peugeot 208
Lançado no Brasil em 2013, o compacto premium da marca francesa é oferecido por aqui com um motor 1.5 de 93 cv (descendente do bloco utilizado no 206) e o 1.6 EC5 de 122 cv (motor desenvolvido pela Peugeot para mercados emergentes). Na Europa, o mesmo modelo utiliza um propulsor 1.6 desenvolvido em parceria com a BMW, em configurações aspirada e turbo (a famosa THP, disponível no 308 vendido no país).

Honda Fit
Enquanto no Brasil o monovolume japonês usa um motor 1.5 de até 116 cv, evolução do bloco utilizado no Fit de segunda geração, em mercados como o japonês e o norte-americano o modelo utiliza um novo propulsor 1.5 com injeção direta de combustível e 132 cv.

Honda HR-V
Nem sempre uma escolha de motor exclusiva para o Brasil significa a adoção de uma configuração inferior. Na versão vendida no Japão, o SUV compacto da Honda está equipado com o mesmo motor 1.5 de 132 cv do Fit. Já por aqui o fabricante japonês resolveu adotar um propulsor mais forte: o 1.8 de 140 cv do médio Civic.

Chevrolet Spin
Quando fabricada em São Caetano do Sul (SP), a minivan recebe um motor 1.8 de 108 cv da Família I, que ganhou várias mudanças nos últimos anos, mas que é descendente direto do propulsor usado no Corsa de 1994. Já o Spin produzido na Indonésia utiliza um motor 1.5 de 109 cv, desenvolvido nos anos 2000 pela Chevrolet coreana.

Jeep Renegade
Da versão produzida na Itália, o SUV produzido em Goiana (PE) herdou somente o 2.0 turbodiesel de 170 cv. Quando o assunto são motores a gasolina, o Jeep brasileiro utiliza o 1.8 E.torQ de 132 cv, enquanto lá fora o jipinho está disponível com um motor Fire 1.4 turbo de 162 cv ou o bloco Chrysler 2.4 de 186 cv.