O ano termina, e, enquanto alguns carros queridinhos vão começar 2026 com o pé direito, outros encerraram suas carreiras ainda em 2025. Como dizem por aí, não vão ver Papai Noel, e muito menos a virada do ano. Desde marca premium, hatch confiável, aventureiro veterano, sedan alemão, até versões emblemáticas de modelos de sucesso, relembre carros que saíram de linha em 2025: 

+Purificador de ar na cabine: o segredo dos carros para um ar mais saudável

+Toyota Yaris Cross passa vexame com nota 2 em teste de colisão do Latin NCap

Renault Stepway 

Renault Stepway Zen 1.0 manual – Foto: Lucca Mendonça

Mais do que veterano, o Stepway surgiu na segunda metade dos anos 2000 para combater o VW CrossFox no ramo dos aventureiros urbanos. Trocou de geração em 2014, e desde então sobreviveu com apenas uma reestilização, promovida em 2019. A partir do final de 2024 era vendido apenas na versão de entrada, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, mas essa também acabou aposentada oficialmente no começo de 2025.  

Audi A4 

Audi A4 2024 – Foto: divulgação

Sedan mais do que consagrado mundo afora, o Audi A4 teve vida longa no mundo, e também no Brasil: esteve por aqui desde 1994, e foi oferecido no mercado nacional em todas as suas gerações possíveis. Só que, num movimento mundial da Audi, acabou sendo substituído pela nova geração do A5, que mescla os estilos sedan e sportback. Como vinha da Alemanha, após o fim de produção por lá, o A4 sobrevivia apenas de estoques de carros por aqui: não demorou para sair do catálogo em definitivo. 

Toyota Yaris 

Toyota Yaris Sedan XS - Foto: Lucca Mendonça
Toyota Yaris Sedan XS – Foto: Lucca Mendonça

O Yaris chegou em 2018 no Brasil com a fórmula de baixo custo, aplicada em países emergentes: plataforma, conjunto mecânico e motorização do bom e velho Etios. Design mais bonito aqui, melhorias acolá, e o compacto premium acabou sobrevivendo no mercado nacional até meados de 2025, tendo passado apenas por uma reestilização nesse período de sete anos (para a linha 2023). 

As carrocerias hatch e sedan tiveram um intervalo de fim de linha entre elas, mas ambas deixaram o mercado brasileiro em 2025. O hatch ainda é feito em Sorocaba (SP) para exportação. 

VW Polo GTS 

VW Polo GTS 2021 – Foto: Lucca Mendonça

Perdemos um hot-hatch dos bons em 2025! Falo do Polo GTS, versão apimentada do Volks de entrada, que chegou no comecinho de 2020 com motor 1.4 turboflex de 150 cv, câmbio automático de seis marchas, e direção, suspensões e freios retrabalhados. Tinha, também, equipamentos exclusivos (como bancos inteiriços) e visual diferenciado. Mas, nada disso impediu seu fim de linha, abrindo espaço para o Nivus GTS, com exatamente a mesma proposta, só que na carroceria SUV coupé.  

Jeep Compass Turbodiesel 

Jeep Compass Limited TD350 – Foto: divulgação

Quer um Jeep turbodiesel 0 km? Só sobrou uma única versão do Commander! Isso porque saiu de linha, agora em 2025, o Compass Limited TD350, última opção com motor a diesel na linha do SUV médio. No seu lugar, indiretamente, entraram as configurações 2.0 turbo a gasolina com tração 4×4 e pique esportivo. De qualquer forma, vale sonhar com os Compass 2.2 turbodiesel de 200 cv, carros que a Stellantis nem sonha em fazer por enquanto… 

Bônus: Jaguar e Seres 

A Jaguar parou de fazer carros no mundo e, por isso, também não vende mais modelo nenhum aqui no Brasil. Mal das pernas (e ruim das finanças), a marca britânica decidiu repensar completamente seus planos, e só vai lançar novos modelos a partir de 2027. Serão 100% elétricos, e bem mais premium, para incomodar Bentley, Rolls-Royce etc. Se vai dar certo, aí já são outros 500… 

Jaguar F-Pace – Foto: Divulgação

Do outro lado, a chinesa Seres foi outra que saiu de cena em 2025, após pouco mais de 1 ano de operação brasileira. Chegou discreta, com um plano de vendas estranho (sem concessionárias), e carros desconhecidos (Huawei e Dongfeng), que só fizeram amargar prejuízos aos investidores do projeto. 

Seres 3
Seres 3 – Foto: Roberto Assunção