Com uma frota de mais de 1,63 milhão de carros (Abla) no Brasil, as locadoras precisam frequentemente renovar seu portfólio. Para isso, elas revendem seus modelos seminovos a preços que chegam a ser atraentes para o consumidor. Um subcompacto, como Mobi ou Kwid 2023/2024, sai na faixa dos R$ 50 mil, para citar.

Mas, esses modelo são confiáveis? Passam por algum tipo de crivo antes de serem revendidos? Para se ter uma ideia, empresas como a Localiza e a Movida “preparam” os veículos antes de anunciá-los, seja de forma online ou em suas lojas físicas. A MOTOR SHOW entrou em contato com as empresas para entender melhor como funciona esse negócio.

+ Locadoras compram 26% de todos os veículos 0km vendidos no Brasil; hatch é queridinho

Localiza: de locadora a seminovos

Fundada em 1973 em Belo Horizonte, a Localiza, por exemplo, começou no ramo de locação e diversificou o seu negócio com a venda de seminovos. A partir de 1991 ela criou a marca “Localiza Seminovos”, com foco nessa frente.

A estratégia é oferecer aos consumidores finais justamente os veículos provenientes das operações de aluguel da empresa. Após um ano rodando como carro de locação, os modelos vão parar nas “vitrines”.

Hoje são mais de 230 lojas em mais de 132 cidades brasileiras, o que a concede o título de “maior rede de venda de seminovos do país”. Além das lojas físicas, a comercialização também ocorre no digital e em marketplace (em parceria com o Mercado Livre).

Loja da Localiza Seminovos
Loja da Localiza Seminovos – Foto: Reprodução/Site/Localiza

Como é a frota da Localiza?

De acordo com Flávio Salles, diretor executivo de Seminovos da Localiza&Co, a frota de seminovos da Localiza é diversificada e inclui hatches compactos, sedãs, SUVs e veículos elétricos ou híbri dos, com diferentes cores, quilometragem e faixas de preço e que isso permite atender a perfis variados de clientes.

Para garantir excelência na hora de revender os modelos, eles passam por uma revisão com até 360 itens, que incluem motor, pintura, suspensão, pneus, alinhamento, amortecedores, sistemas elétricos e limpeza. Tudo isso ocorre em 14 “centros de desativação”.

Centros de verificação da Localiza
Centros de verificação da Localiza – Foto: Reprodução/YouTube/Localiza

“Além disso, todos os carros vendidos passam por revisões detalhadas e recebem certificação de qualidade Localiza&Co, assegurando procedência e confiabilidade.”

Mesmo assim, o consumidor não fica com um pé atrás na hora de pensar em comprar um seminovo de locadora? Ele responde que “9 em cada 10 clientes afirmam que voltarão a comprar com a Localiza”.

“Esse reconhecimento é confirmado pelo nosso NPS [Net Promoter Score], que alcança 95%, um patamar de excelência que reflete a confiança construída ao longo da relação com nossos clientes.”

Fechando negócio na compra de um carro – Foto: Freepik/@standret

Seminovos da Movida

Desde 2006 no mercado e adquirida pela JSL em 2013, a Movida também oferece a venda de seminovos ao mercado brasileiro. Atualmente, ela conta com uma frota de mais de 262 mil veículos, 262 lojas de aluguel de carros e 97 pontos de venda de seminovos. Além das lojas, ela também está presente no online, com seu site próprio e em marketplaces.

Para se ter uma ideia, a empresa comercializou 50.701 automóveis no primeiro semestre de 2025, sendo que a maior participação são os carros de entrada com carroceria hatch.

Questionada sobre a qualidade de seus carros seminovos vendidos, ela afirma que “todos os veículos passam por rigorosa revisão e perícia técnica antes de serem disponibilizados para venda e contam com garantia de procedência, reforçando o compromisso da companhia com segurança e qualidade.”

Loja Seminovos Movida – Foto: Divulgação