Por Guilherme Silva

O Cayenne E-Hybrid é o carro que melhor combina a versatilidade de um SUV com o desempenho e a dinâmica (quase) de um esportivo legítimo. É capaz de levar cinco ocupantes com muito conforto e acelerar tão rapidamente quanto um 911 Carrera. Como se não bastasse, ainda pode cumprir tarefas cotidianas sem gastar uma gota sequer de gasolina – e agora a nova geração do SUV híbrido plug-in sofreu uma série de melhorias no sistema de carga para reduzir seu tempo de recarga das seis horas do modelo anterior para duas horas e meia. A bateria ainda ganhou 8 kWh, chegando a 25,9 kWh, e passou a garantir de 52 a 56 quilômetros de autonomia no modo 100% elétrico, dependendo da versão – cerca de 20 km a mais do que na geração anterior.

O motor elétrico fica instalado entre a unidade a combustão e o câmbio automático de oito marchas, e também é novo. Tem 176 cv de potência (+40 cv) e 450 Nm de torque (+50 Nm), com capacidade de regenerar até 88 kW em desacelerações. A cavalaria combinada varia nas versões equipadas com o motor 2.9 V6 turbo a gasolina: são 470 cv e 650 Nm na E-Hybrid e 519 cv e 750 Nm na E-Hybrid S. Ambas atingem os 100 km/h em menos de 5 segundos e superam 250 km/h. Na Turbo E-Hybrid, a mais potente com a motorização híbrida, um 4.0 V8 biturbo combinado ao motor elétrico gera expressivos 739 cv e 950 Nm e leva o SUV aos 100 km/h em 3,7 segundos, com velocidade final de 295 km/h.

E engana-se quem pensa que um carro grande, pesado e potente como o Cayenne E-Hybrid decepciona no consumo de gasolina: os dados oficiais informam que faz por volta de 20 km/l, seja na cidade, seja na estrada – médias bem expressivas para um grandalhão que pesa quase duas toneladas e meia.

Aqui vale lembrar que, no caso dos carros híbridos plugáveis, o consumo de gasolina varia bastante conforme o uso:
 pode ser zero, se você usá-lo só na cidade e carregar sempre,
 ou ficar muito abaixo disso em viagens longas e sem recargas, quando eles perdem boa parte da vantagem.

 

O interior é luxuoso e agora tem o quadro de instrumentos totalmente digital (Crédito:Divulgação)
 

A tela central de infoentretenimento, que continua com uma interface apenas razoável (Crédito:Divulgação)
A alavanca de câmbio deu lugar a um pequeno “joystick” 
 

O banco traseiro: não falta espaço para as pernas, mas a curvatura do teto atrapalha os mais altos (Crédito:Divulgação)
(Divulgação)

Testamos o novo Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé em um percurso rodoviário de aproximadamente 200 quilômetros em direção ao interior do estado de São Paulo. Antes de acessar a rodovia Castelo Branco, o imponente utilitário de R$ 1,3 milhão deslanchou suavemente pelas ruas da capital paulista no modo 100% elétrico. O silêncio absoluto na cabine, construída com materiais de excelente qualidade e com acabamento primoroso, só foi interrompido para testarmos o poderoso sistema de som premium, que reproduziu a lista de músicas do smartphone de um dos ocupantes.

Embora o Cayenne Turbo E-Hybrid tenha um pacote de assistências de condução com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma, o motorista certamente vai preferir usufruir plenamente do que o Porsche mais potente da história tem a oferecer. No modo Sport, seus quase 750 cv proporcionam acelerações vertiginosas enquanto o escapamento ativo realça a sinfonia dos oito cilindros conforme o carro vai ganhando velocidade.

De resto, o SUV se comporta como um legítimo esportivo da marca: a construção refinada confere a ele uma impressionante capacidade de contornar curvas, os freios são poderosos e há muito luxo e requinte a bordo para todos os ocupantes.

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé

Preço básico R$ 1.330.000
Carro avaliado R$ 1.360.000

Motores: oito cilindros em V 4.0, 24V, biturbo, injeção direta, duplo comando de válvulas com variação na admissão e escape + motor elétrico síncrono traseiro
Combustível: gasolina + eletricidade (sistema híbrido plug-in)
Potência: 599 cv a 6.000 rpm (g) + 176 cv (elétrico)
Torque: 800 Nm a 2.400 rpm (g) + 450 Nm (elétrico)
Câmbio: automático sequencial, oito marchas
Direção: elétrica
Suspensões: braços sobrepostos (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral sob demanda
Dimensões: 4,930 m (c), 2,194 m (l), 1,657 m (a)
Entre-eixos: 2,895 m
Pneus: 285/40 R21 (d) e 315/35 R21 (t)
Porta-malas: 434 litros
Peso: 2.458 kg
Tanque: 75 litros
0-100 km/h:
 3s7
Velocidade máxima: 295 km/h
Consumo cidade: 19,7 km/l
Consumo estrada: 19,4 km/l
Autonomia no modo elétrico: 52 a 56 km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (SUV Grande 4×4)