07/05/2025 - 7:00
Fundada em 1989 na China, a CFMoto atua hoje no mercado de quadriciclos e UTVs no Brasil por meio do Grupo Unique. Agora, ela quer expandir a sua atuação via motos de média cilindrada por aqui.
A companhia prevê o lançamento da 450MT (ilustrada nas imagens), sem revelar uma data oficial. Mas o que se vê nos bastidores é que a empresa está estruturando sua rede de concessionárias e já garantiu presença em eventos como o Festival Interlagos de motos (de 29 de maio a 1º de junho), em São Paulo, e no Capital Moto Week (24 de julho a 2 de agosto), em Brasília.
+ Auper, fabricante brasileira de motocicletas, estreia com modelo 100% elétrico
+ Nova fabricante de motos elétricas chega ao Brasil com 3 modelos e produção local

Urano Carvalho, head de motocicletas do Grupo Unique, com exclusividade à MOTOR SHOW, afirma que a CFMoto ainda estuda outras motocicletas que vai lançar no mercado nacional.
“Vamos mostrar vários dos nossos produtos [nos eventos], não apenas o que vamos trazer. Nós queremos conversar com o público para definir o restante do nosso line-up.”

Carvalho enxerga que o mercado de média cilindrada ainda tem um potencial de crescimento no país e enxerga qualidade como diferencial.
“Temos um mercado de baixa cilindrada extremamente consolidado, com produtos de durabilidade e qualidade. Então vimos uma oportunidade na média cilindrada e vamos atuar acima de 250 cilindradas. É um oceano azul para as marcas.”

Pós-venda e fábrica em Manaus
Para a nova atuação da marca e a chegada dos novos modelos, houve algumas mudanças na estrutura da CFMoto brasileira.
“Há dois anos atrás, o grupo começou a estudar isso como um projeto e começamos a estruturar todo o negócio [no Brasil]. Nós triplicamos o tamanho da nossa sede administrativa em Piracicaba (SP), em função do aumento da equipe. Ampliamos a parte de logística e de armazenamento de produto e estoque de peças.”
Hoje, a empresa atua com mais de 100 revendas de seus produtos.

Outro fator é a planta em Manaus (AM), onde praticamente dobrou de tamanho para a demanda dos lançamentos. Ela monta seus produtos há mais de dez anos no Brasil. A produção ocorrerá no formato CKD (Completely Knocked Down), na qual as peças chegam em kits para a fabricação no país.

Como é a 450MT?
A 450MT é uma motocicleta aventureira de média cilindrada. Ela é equipada com um motor bicilíndrico que rende até 44 cv, suspensão ajustável KYB de longo curso e rodas raiadas com pneus sem câmara. O painel é de TFT colorido com conectividade e há modos de pilotagem.