A Chevrolet anunciou nesta terça-feira (28) o investimento no País de R$ 6,5 bilhões para a produção de uma nova família de seis veículos para mercados emergentes. Os modelos, que chegam somente em 2019, deverão substituir os atuais Prisma, Onix, Cobalt e Spin. 

O trabalho, que irá envolver as engenharias do Brasil, China, Índia e México, tem um custo estimado total de US$ 5 bilhões (cerca de R$ 17 bilhões) e inclui o desenvolvimento de uma nova plataforma, que também poderá ser utilizada em um inédito SUV compacto. A previsão da Chevrolet é vender até 2 milhões de carros desta nova família apenas no ano de lançamento, uma boa parte apenas no Brasil. Esta nova família de modelos não inclui os substitutos do Celta e do Classic, que deverão surgir de outro projeto da empresa. O hatch de entrada, aliás, sai do mercado no próximo ano.

“O Brasil tem enorme potencial de crescimento, apesar das atuais dificuldades política e econômica. Vamos entrar em segmentos nos quais não estamos ou estamos poucos representados, e naqueles que estão crescendo mais rápido ”, destacou Jaime Ardilla, atual presidente da General Motors para a América do Sul.

Em setembro passado, o grupo americano já havia anunciado o investimento outros R$ 6,5 bilhões no País. Somados, os recursos serão empregados também na formação de funcionários e na nacionalização de novas linhas de motores e transmissões. Até o momento, a fábrica não tem planos para a construção de uma nova unidade fabril no Brasil, já que as plantas de Gravataí (RS), São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP) tem capacidade suficiente para atender a demanda da empresa.