Chevrolet Bolt, o elétrico “popular” da GM, começa a ser vendido no Brasil em 2019

O carro custará R$ 175 mil e marca o início da investida da marca no segmento de carros elétricos no Mercosul

Primeira marca a apresentar suas novidades no Salão de São Paulo de 2018, a Chevrolet anunciou que o Bolt, seu carro 100% elétrico, começará a ser vendido no Brasil em 2019. Até o preço já está definido: R$ 175.000. Segundo o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, “o futuro para nós é 100% elétrico”. Ao apresetar o Bolt EV, Zarlenga disse que a GM é “a primeira montadora a resolver a equação do custo e da autonomia do carro elétrico”. O Bolt é capaz de rodar 383 km sem recarga das baterias.

Devido aos incentivos do governo, nos EUA o Bolt vem atraindo muitos consumidores. A GM contabiliza que mais de 4 milhões de quilômetros já foram rodados com seus veículos elétricos. Agora, o objetivo da General Motors é popularizar o carro elétrico também no Mercosul.

O Bolt EV conta com sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para alimentar as baterias, por isso tem um alcance considerado satisfatório para um carro 100% elétrico. A recarga é feita em tomadas, mas há outras opções. Um carregador semirrápido doméstico, por exemplo, garante 40 km extras de autonomia com uma recarga de uma hora. Já em carregadores rápidos, encontrados em eletropostos, 30 minutos são suficientes para conseguir rodar mais 145 km.

Zarlenga salientou que “a General Motors acredita num futuro com zero acidente, zero congestionamento e zero emissão”. Por isso, a Chevrolet pretende liderar o processo de eletrificação dos carros no Brasil.

Além de ser um carro agradável de dirigir, pois acelera de 0-100 km/h em apenas 6,5 segundos, o Bolt EV tem um custo de rodagem quatro vezes inferior ao de um carro do mesmo porte movido a gasolina. Até 2022, a GM vai fazer 30 lançamentos no Brasil, entre modelos e versões. O Bolt EV é um deles.

Os principais itens disponíveis no Chevrolet Bolt EV são os seguintes: sistema regenerativo dos freios, espelho retrovisor central por câmera, assistente de estacionamento com visão 360 graus, painel digital customizável, central  multimídia com tela de 10,2”, faróis com tecnologia HID, pneus auto-vedantes, assoalho plano com fechamento aerodinâmico, sistema de recarga de smartphone por indução magnética (sem fio), assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego, aviso de tráfego traseiro cruzado, alerta de colisão frontal e frenagem automática para mitigar acidentes.