02/07/2025 - 7:00
Apesar de andar meio ofuscado pelo SUV pequeno Spark EUV, o Captiva EV será outro lançamento elétrico importante da Chevrolet para o mercado brasileiro. Os dois, aliás, devem chegar juntos, ou quase isso: o Spark como elétrico de entrada, possivelmente abaixo dos R$ 180 mil, enquanto o Captiva EV deve querer brigar com SUVs médios, devendo ocupar a faixa dos R$ 300 mil, ou algo próximo disso.
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De onde vem o Captiva EV?
Mas, assim como o Spark é baseado num modelo chinês criado em parceria da GM com alguma marca local, o Captiva EV não é diferente. Na realidade, no país asiático ele é chamado de Wuling Starlight S EV, e, claro, foi criado por uma submarca da SAIC, grande parceira da General Motors na China.

O Wuling S EV passará por mudanças visuais, e também sofrerá reajustes mecânicos, para se tornar um Chevrolet. Receberá dianteira mais semelhante à dos outros elétricos da marca (Equinox EV e Blazer EV), bem como aperfeiçoamentos em direção, suspensão, freios e tecnologias, como recalibrações dos assistentes de condução.
Tamanho do Captiva EV

Na China, o modelo também é oferecido em variantes híbridas plug-in, porém aqui devemos receber apenas a 100% elétrica. De porte um pouco superior ao de BYD Song Plus e GWM Haval H6, o Wuling ronda os 4,75 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e a generosa distância entre-eixos de 2,80 m, maior dentre os outros SUVs chineses. Surpreendem os 610 litros de porta-malas divulgados pela fabricante.
Um dos seus destaques é o bom perfil aerodinâmico, com recursos e soluções que baixam seu coeficiente de arrasto (Cx) para 0,27. Com isso, a Wuling diz que sua autonomia consegue ficar até 20 km maior, chegando a 510 km pelo ciclo chinês CLTC. No seu país de origem, ele é oferecido em opção única de baterias de tração: 60 kWh, composta de fosfato de ferro-lítio.

Possível motorização do Captiva EV
O Wuling S EV também só tem uma configuração de motorização, que deverá ser mantida nos Chevrolet Captiva EV enviados ao Brasil. De motor elétrico dianteiro, rende 210 cv de potência e pouco menos de 32 mkgf de torque imediato. Pelos dados oficiais, ele demora cerca de 9 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, e tem velocidade máxima limitada em 175 km/h.

O que o Captiva EV poderá oferecer?
Pelos flagras, a versão Premier deverá ser a única vendida pela Chevrolet na linha Captiva EV. Por isso, serão esperados itens de série como painel de instrumentos digital de 8,8”, multimídia de 15,6”, sistema de atualizações de sistema online, comandos de voz, forração interna em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos/ventilação/aquecimento, teto-solar panorâmico, pacote ADAS completo etc.
Algumas soluções em prol da praticidade chamam a atenção. No console central de dois andares, há um compartimento na parte inferior para porta-trecos. A Wuling, aliás, divulga que são 23 espaços para guardar tralhas pela cabine. Na segunda fileira, assoalho totalmente plano, e encosto do banco traseiro com até 127º de inclinação.
Quando o Captiva EV deve chegar?
Segundo especulações da Revista AutoEsporte, a Chevrolet prepara um evento grande no início de julho para apresentar não só o Captiva EV, como também o Spark EUV, além de Onix, Onix Plus e Tracker reestilizados. Estreia definitiva e vendas, porém, devem começar ainda em 2025, no segundo semestre do ano.
