07/08/2025 - 11:00
A General Motors, dona da Chevrolet, e a Hyundai Motor Company anunciaram os planos para os primeiros cinco veículos que vão criar em conjunto, numa estratégia de colaboração que já havia sido divulgada anteriormente, em setembro de 2024. Esse “casamento”, aliás, vai gerar frutos destinados aos mercados das três Américas (do Norte, Central e do Sul), conforme comunicado oficial.
+ Chevrolet Montana 2026 está mais cara e com painel digital; veja preços
+ Avaliação: Hyundai Creta 1.6 turbo é caro, mas tem qualidades de SUV médio

GM e Hyundai: 800 mil carros por ano
Claro, nem é preciso dizer que o Brasil está diretamente incluído nesses planos, afinal trata-se do maior mercado sul-americano, e um dos grandes do continente americano. Apenas um desses cinco modelos será exclusivo da América do Norte. A investida é das grandes: esperam vender mais de 800 mil unidades desses cinco veículos por ano quando a produção estiver totalmente escalada.
Quais carros serão desenvolvidos em conjunto?
Esse único produto, destinado à América do Norte, será uma van comercial totalmente elétrica. Além dela, estão nos planos um SUV compacto, um carro de passeio pequeno (sem definição se é um hatch, sedan ou coupé), e duas picapes: uma compacta e outra média. Eles terão arquitetura flexível, com possibilidade de propulsão a combustão interna ou sistema híbrido.

GM e Hyundai: quem vai fazer o que?
A GM vai liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai será responsável pelos veículos compactos e van elétrica. Utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será exclusivo. O trabalho de design e engenharia deve começar em breve para os veículos destinados à América Central e América do Sul, com lançamento previsto para 2028. A van será feita nos EUA, também a partir de 2028.

Motivo da união entre GM e Hyundai
O foco dessa união é agilizar o desenvolvimento de produtos, além de facilitar e baratear custos de projetos. “Por meio dessa parceria, GM e Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo”, diz Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM. Além disso, as duas marcas planejam compartilhamento de componentes, matérias-primas e sistemas, e também unificação de transporte e processos de logística.

GM e Hyundai continuam avaliando novas oportunidades de desenvolvimento conjunto de veículos para mercados globais, além de potenciais colaborações em sistemas de propulsão, incluindo motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e células de combustível de hidrogênio. Porém, tudo isso depende das aprovações regulatórias de cada região que esteja envolvida no projeto de joint-venture.