Um levantamento realizado pela Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) e pela empresa de rastreamento Tracker apontou os modelos de carros mais roubados e furtados no Estado de São Paulo entre janeiro de 2019 e março de 2021. O levantamento foi feito com base na análise dos boletins de ocorrência registrados pela Secretaria de Segurança Pública.

+ Entenda como a nova lei de trânsito pode afetar o seguro automóvel
+ Rastreador veicular cresce como opção ao seguro na pandemia
+ Seguradoras anunciam desconto de até 15% no seguro dos Jeep Compass e Renegade; entenda
+ Confira o preço do seguro dos 10 carros mais vendidos em abril

De acordo com a pesquisa, no período foram registradas 58 mil ocorrências de roubo no Estado, sendo 33 mil em 2019, 20 mil no ano passado e 5 mil no primeiro trimestre de 2021. No mesmo período, ocorreram aproximadamente 129 mil furtos: 67,8 mil em 2019, 47,6 mil no ano passado e 13 mil somente nos três primeiros meses de 2021.

Os modelos mais visados em ocorrências de roubo foram o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, na categoria carros de passeio. Já entre os SUVs, a relação foi encabeçada pelos Jeep Renegade e Compass. Entre os veículos comerciais de carga, o mais levado foi a Fiat Fiorino.

PreviousNext

Já nos casos de veículos furtados, a categoria carros de passeio é encabeçada por Chevrolet Corsa, Fiat Mobi e Hyundai HB20. Entre os SUVs, a relação traz Hyundai Tucson e Ford EcoSport. Entre os veículos comerciais, o mais levado foi o Volkswagen Kombi.

As cinco cidades com mais ocorrências em 2020 e no primeiro trimestre de 2021 foram São Paulo, Campinas, São Bernardo, Santo André e Guarulhos. Na cidade de São Paulo, os bairros com maior número de boletins foram Sacomã, Ipiranga, Jabaquara, São Mateus e Iguatemi. O levantamento completo pode ser consultado aqui.

Mais na Motor Show

+ Chevrolet Onix e Hyundai HB20 lideram lista dos carros mais roubados em SP
+ Projeto de lei propõe aumentar punição para motorista não habilitado
+ Volkswagen Taos estreia no Brasil a partir de R$ 154.990; confira as versões e equipamentos
+ Jeep confirma nome Commander para novo SUV de sete lugares
+ Novo SUV da Fiat: conheça os primeiros detalhes da plataforma MLA
+ Carro com placa final 3 deve ser licenciado em junho; veja como fazer