Chevrolet Onix Joy: extremamente econômico, mas por que tem desenho antigo?

Saiba por qual motivo o hatch de entrada da Chevrolet não recebeu o visual atualizado da linha reestilizada do Onix

Versão mais barata do carro mais emplacado do Brasil pela quarta vez consecutiva, o Chevrolet Onix Joy – segunda configuração preferida de quem compra o hatch, perdendo para 1.0 LT –, não passou pelo facelift de 2016. Só ganhou uma máscara negra aqui, uma lanterna escurecida ali e voilá! O design é semelhante ao de 2012, época do lançamento. A justificativa é que o design é bem aceito. Não duvido: em 2015, o Onix começou sua hegemonia no País com esse visual. Porém, há outro motivo: custo. Colocar a “cara” atual elevaria o seu preço.

Por R$ 46.290, O Onix Joy tem uma boa relação custo-benefício. O Ford Ka custa R$ 100 a mais, porém é mais “pelado”, e o Hyundai HB20 começa em R$ 44.490, mas beira os R$ 49 mil com o sistema multimídia. Nesse ponto, o Joy sequer tem rádio, mas a central multimídia das fotos, acessório de R$ 1.600, tem tevê, bluetooth e GPS – e é melhor que algumas de fábrica. Ar-condicionado, trava elétrica, rodas aro 14 de ferro, para-choque “na cor” e chave canivete são de série. A favor do Onix estão o espaço e os 289 litros de porta-malas – mais que os 257 do Ka, menos que os 300 do HB20.

No interior, os comandos dos vidros elétricos (só dianteiros) é mal localizado, junto ao porta-copos, e os retrovisores têm ajuste com a básica alavanquinha. Os plásticos dominam, porém não é uma exclusividade do Joy. A luz laranja do painel de instrumentos também denuncia a idade avançada.

Em movimento, as coisas melhoram… um pouco. O Onix é bom de guiar. A suspensão é calibrada no ponto certo para absorver imperfeições do asfalto. A direção elétrica fornece boas respostas do que se passa nas rodas. Para quem gosta, a posição de guiar é de juiz de tênis – não há sequer ajuste de altura do banco.

A Chevrolet foi uma das únicas marcas a não adotar os novos motores 3 cilindros, e esse obsoleto 4 cilindros 1.0 flex tem fôlego de asmático. Na cidade, os 80 cv são suficientes apenas para tirar o leve hatch do lugar. Os 9,8 kgfm aparecem a tardias 5.200 rpm. Falta força em baixa e as retomadas são vagarosas. Quando for ultrapassar na estrada, garanta que haja espaço. Ao menos o Onix é econômico: 12,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Um fator mais importante que desempenho em um carro popular.


Ficha técnica:

Chevrolet Onix Joy

Preço básico: R$ 46.290
Carro avaliado: R$ 47.890
Motor: 4 cilindros em linha 1.0, 8V
Cilindrada: 999 cm³
Combustível: flex
Potência: 78 cv (g) e 80 cv (e) a 6.400 rpm
Torque: 9,5 kgfm (g) e 9,8 kgfm (e) a 5.200 rpm
Câmbio: manual, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 3,930 m (c), 1,705 m (l), 1,474 m (a)
Entre-eixos: 2,528 m
Pneus: 185/70 R14
Porta-malas: 289 litros
Tanque: 54 litros
Peso: 1.012 kg
0-100 km/h: 13,4 s (e)
Velocidade máxima: 167 km/h
Consumo cidade: 12,8 km/l (g) e 8,7 km/l (e)
Consumo estrada: 15,2 km/l (g) e 10,5 km/l (e)
Emissão de CO²: 96 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Compacto)