15/02/2021 - 17:07
A Chevrolet apresentou o inédito Bolt EUV e a linha 2022 do Bolt EV. Ambos são parte da estratégia do fabricante de lançar 30 novos modelos elétricos globalmente até 2025. Embora os dois lançamentos tenham a mesma arquitetura, de acordo com o fabricante, nenhuma parte do exterior é compartilhada entre eles.
Lado a lado, o Chevrolet Bolt EUV é 15,24 cm maior totalizando um comprimento de 4,306 m contra 4,145 m do Bolt EV. Ainda falando de medidas, o entre-eixos é de 2,675 m no Bolt EUV e de 2,600 no Bolt EV. Já o porta-malas do Bolt EUV acomoda até 462 litros ou 1.611 litros após o rebatimento do banco traseiro – no Bolt EV estão disponíveis 470 e 1.614 litros, na ordem.
O habitáculo passou a disponibilizar o multimídia dotado de tela sensível ao toque de 10,2″, com conectividade Android Auto/Apple CarPlay e wi-fi 4G “nativo”. E os usuários podem acessar os aplicativos Spotify, The Weather Channel e Alexa. Este último, possibilita realizar comandos de voz para tocar músicas, obter instruções, fazer chamadas, ouvir audiolivros e até controlar a casa inteligente. O carregador de smartphone por indução também está presente. Uma novidade está nas teclas para selecionar a posição do câmbio e o novo botão do sistema para se dirigir utilizando apenas um pedal.
Quem viaja no Bolt EUV encontrará 7,62 cm a mais de espaço para as pernas e o modelo elétrico da Chevrolet traz os bancos ventilados e aquecidos (também disponível no banco traseiro). Os dois carros utilizam rodas de 17″ calçadas por pneus Michelin de medidas 215/50 R17.
+ Nova Zona Azul passa a valer hoje; o que mudou
+ Avaliação: Audi A5 Sportback 2021 combina beleza, economia e muito prazer ao volante
+ Avaliação: Honda HR-V 2021 mostra as virtudes de um carro maduro
+ Onix, HB20: quem tem o seguro mais barato? Veja ranking
Tecnologias avançadas
O Chevrolet Bolt EUV oferece o Super Cruise, uma tecnologia de assistência ao motorista para estradas. O Driver Attention System emprega uma pequena câmera no topo da coluna de direção e funciona com luzes infravermelhas para determinar para onde o motorista está olhando sempre que o Super Cruise estiver em operação.
Caso ocorra uma desatenção do condutor uma barra de luzes localizada no volante solicitará que ele retorne os olhos para a estrada. Caso não haja uma reação, o veículo emitirá alertas visuais/sonoros para notificar o motorista. O Super Cruise é encontrado na opção Chevrolet Bolt EUV Premier.
Já o Chevy Safety Assist é um equipamento padrão tanto no Bolt EUV quanto no Bolt EV. E ele inclui tecnologias avançadas de assistências ao motorista, como frenagem de emergência automática, alerta de colisão dianteira, assistência de saída involuntária de faixa e indicador de distância segurança, por exemplo. Em ambos os carros também é encontrado o aleta de tráfego reverso e o controlador de velocidade adaptativo, por exemplo.
Conjunto eletrificado
A bateria de íons de lítios de 288 células e 65 kWh alimenta o propulsor movido a eletricidade de 203 cv de potência e torque de 36 kgfm. O alcance é de até 416 km no Bolt EV e de até 402 km no Bolt EUV. Segundo a Chevrolet, plugado em um carregador DC é possível obter um alcance de 160 km (Bolt EV) ou de 152 km (Bolt EUV) em poucos 30 minutos.
Um novo cabo com plugue intercambiável permitirá ao cliente carregar o veículo em 120V ou 240V. Aliás, ainda de acordo com o fabricante, a carga completa do Bolt EUV e Bolt EV é de aproximadamente sete horas em tomadas de 240V.
A boa notícia é que os dois modelos certamente virão ao Brasil, dentro da estratégia da marca de aumentar o seu portfólio de carros elétricos – o plano é vender apenas este tipo de carro, eliminando os modelos a combustão, a partir de 2035 (leia mais aqui).
Lá fora, o preço do Bolt EUV é de US$ 33.995 (algo em torno de R$ 182.553, em conversão direta), enquanto o Bolt EV começa em US$ 31.995 (aproximadamente R$ 171.813, sem os impostos e taxas) – a chegada às concessionárias acontece em junho deste ano. Em nosso mercado, o Bolt EV é vendido por R$ 262.100.