A Chevrolet, cada vez mais, vai mostrando seu futuro SUV pequeno, o Sonic 2026. Na realidade, para quem lembra, esse nome batizava um compacto premium (vendido como hatch ou sedan), que esteve no Brasil entre 2012 e 2014. Na ocasião, queria brigar com VW Polo e Ford New Fiesta, mas nunca agradou pelo design, nem tampouco atraiu muito o público: nesse período, não vendeu mais que 30 mil unidades por aqui, somando as duas carrocerias. Hoje, é pouco lembrado, e se tornou um dos maiores fracassos da marca no país. 

+Avaliação: VW Tera TSI manual 2026 é a diversão antes do trabalho

+Nissan Kait 2026: quanto custa, o que oferece e qual motor usa

+Como funciona um carro híbrido-leve? O Fiat Pulse Hybrid 2026 te conta

Chevrolet Sonic SUV – Foto: divulgação

Sonic 2026 será SUV pequeno

De qualquer forma, nessa nova fase, o Sonic será um SUV pequeno, para concorrer com Fiat Pulse, VW Tera, Renault Kardian e, mais recentemente, Nissan Kait. Previsto para ser lançado em 2026, ele será feito na planta gaúcha de Gravataí, de onde já sai a linha Onix. Não por coincidência, afinal o Sonic SUV vai compartilhar a base com o hatch compacto, incluindo plataforma, conjunto mecânico (elementos de freios, suspensões e direção) e motorização.

Chevrolet Sonic SUV – Foto: divulgação

Design

Esse Sonic estará para o Onix assim como o Pulse está para o Argo, ou como o Tera está para o Polo. Serão parentes próximos, mas o SUV terá design próprio: dianteira mais alta e imponente, com conjunto óptico dividido em três andares (DRLs em cima, faróis ao centro e luzes de neblina em baixo), e estilo que remete até aos elétricos da marca, como Blazer EV e Equinox EV. De lado, linha de cintura elevada, rodas maiores, e altura livre do solo mais generosa (talvez até superando os 16 cm do Tracker). 

Teaser Onix SUV – Foto: reprodução/Chevrolet

A traseira será outra, também. Terá uma espécie de “bundinha” logo abaixo do vidro traseiro, e lanternas bem horizontais, num estilo que lembra bastante o do SUV Equinox EV. Isso permitiu que a Chevrolet batizasse o Sonic 2026 de “SUV coupé”.

Chevrolet Sonic SUV – Foto: reprodução/Placa Verde no Instagram

No geral, ele deverá manter os 2,55 m de entre-eixos do Onix Hatch, crescendo no comprimento: espere algo na casa dos 4,10 m ou 4,15 m, como nos seus rivais. Para efeito de comparação, um Tracker tem 4,27 m. Enquanto isso, na largura, vai se aproximar do hatch do qual deriva, hoje com 1,75 m.  

PreviousNext

Outro interior

Seguindo, o Sonic SUV 2026 também ganhará outra cabine. Será diferente de Onix e Onix Plus por dentro, apostando em outro estilo visual, materiais de acabamento um tanto melhores e aspecto mais moderno. A cabine renovada do Tracker, com instrumentação digital, multimídia maior e novos equipamentos, deverá ser um bom ponto de comparação. A ideia é alinhar o modelo aos veículos mais recentes da Chevrolet, tanto em estilo quanto em sensação de qualidade.   

Teaser Onix SUV – Foto: reprodução/Chevrolet

Motor de Onix

Não espere nada inédito na motorização, já que a grande aposta será no 1.0 turboflex de três cilindros, já presente no Onix, Onix Plus e Tracker. No hatch, ele entrega 115 cv de potência com 16,3/16,8 mkgf de torque (gas/eta), e pode vir casado a um câmbio manual ou automático, ambos de seis velocidades. Essa oferta de duas opções de transmissão tem boas chances de existir no Sonic 2026, tal qual já acontece com VW Tera e Renault Kardian. Já uma versão 1.0 aspirada manual também pode estar nos planos da Chevrolet, justamente para peitar o VW Tera MPI.  

Onix Plus 2026 - Foto: Chevrolet/divulgação
Motor 1.0 turboflex no Onix Plus 2026 – Foto: Chevrolet/divulgação

Equipamentos (praticamente) certos

Alguns equipamentos já estão praticamente confirmados. Entre eles, destaque para os faróis e luzes de neblina em LED (visíveis no teaser oficial), além das rodas de liga leve. O novo SUV também deve trazer 6 airbags de série, carregador de celular por indução, conectividade com a internet e pacote de assistentes de condução (ADAS) com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e monitores de ponto-cego, ao menos. Em opções mais recheadas, o Sonic também deverá trazer tecnologia Park Assist.   

Chevrolet Sonic SUV – Foto: divulgação

Quando chega e expectativa de preços

A Chevrolet já confirmou que seu futuro modelo será lançado no mercado brasileiro apenas no ano que vem, 2026. A grande expectativa é tê-lo entre nós ainda nos primeiros meses do próximo ano, já como linha 2027. Será a maior estreia da marca em 2026 por aqui, e não deverá ultrapassar muito a barreira dos R$ 150 mil.