Especulado há mais de dois anos, o SUV pequeno derivado do Onix teve um grande passo revelado ontem: seu nome. Para quem esperava algo inédito, um balde de água fria, afinal ele deverá se chamar…Sonic! Mesmo nome daquele hatch compacto premium que foi oferecido no Brasil por alguns poucos anos, vendendo mal por aqui.  

+Com IPI Zero, novo Chevrolet Onix 2026 chega a partir de R$ 100 mil

+Fiat Pulse Impetus Hybrid ou VW Nivus Comfortline: na faixa dos R$ 150 mil, qual levar?

Chevrolet Sonic SUV – Foto: divulgação

Sonic será o Pulse da GM

Fruto do projeto Carbon, o SUV Sonic vai derivar do Onix assim como o Fiat Pulse vem do Argo, ou o VW Tera vem do Polo. Deverá compartilhar plataforma, motorização, estrutura básica e até alguns equipamentos com o hatch compacto. Pulse, Tera e Kardian, aliás, deverão ser seus principais rivais, com o Tracker se posicionando no andar de cima. Local de produção? Gravataí, no Rio Grande do Sul, ao lado de Onix e Onix Plus, seus irmãos da plataforma “GEM”. 

Chevrolet Sonic SUV – Foto: divulgação

Por isso, é de se esperar que o novo Sonic compartilhe diversos elementos com os já conhecidos, incluindo o conjunto de suspensões parecido. Claro, com uma distância do solo um pouco maior. A configuração deve seguir o padrão: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Quanto aos freios, considerando que nem o Tracker utiliza discos atrás, é bem provável que o sistema traga discos ventilados na frente e tambores na parte traseira. 

Chevrolet Sonic SUV – Foto: divulgação

Tamanho

Em termos de dimensões, basta observar o que os concorrentes oferecem. A expectativa é que o novo modelo tenha entre 4,10 e 4,15 metros de comprimento, podendo chegar perto dos 4,20 m, conforme a proposta da marca. Ele não deve crescer muito, já que o Tracker mede 4,27 m. A largura também deve acompanhar a dos rivais, girando em torno de 1,75 m, próximo das medidas do Onix e do Onix Plus. 

Flagra Onix SUV – Foto: Gustavo Carnib/Quatro Rodas

Como o futuro Sonic SUV terá frente e traseira exclusivas, conforme indicam os flagras de protótipos camuflados, há grandes chances de o porta-malas superar o do Onix Hatch, que atualmente oferece cerca de 300 litros. Já o entre-eixos, de 2,55 m, deve permanecer o mesmo dos compactos. 

Design próprio

Teaser Onix SUV – Foto: reprodução/Chevrolet

Aliás, é justamente nas extremidades que o novo modelo deve se destacar. A dianteira e a traseira terão desenho próprio, com identidade mais marcante e diferenciada. Já a lateral deve seguir o estilo do Onix Hatch, mas com caixas de roda mais altas e os tradicionais racks de teto. Em resumo, a proposta deve repetir o que a Fiat fez com o Pulse em relação ao Argo. 

Teaser Onix SUV – Foto: reprodução/Chevrolet

As imagens em teaser divulgadas pela Chevrolet já revelam parte do visual do novo modelo. A dianteira contará com um conjunto óptico dividido em três níveis: luzes diurnas no topo, faróis principais e alto no centro e, na base, os faróis de neblina. O capô será mais elevado, e a grade dianteira, mais ampla e marcante, dando ao SUV um ar mais robusto e imponente que o do Onix. Na traseira, destacam-se as lanternas em LED com luzes de posição horizontais e bem visíveis. 

Teaser Onix SUV – Foto: reprodução/Chevrolet

A tampa do porta-malas também promete um formato mais saliente, inspirado na linha de SUVs elétricos da marca, como o Blazer EV e o Equinox EV. Essa escolha não apenas reforça a identidade visual do modelo, como pode contribuir para aumentar a capacidade do bagageiro e transmitir uma sensação de porte maior. As lanternas, por sua vez, devem manter boas proporções, complementando o visual moderno da traseira. 

Flagra Onix SUV – Foto: Gustavo Carnib/Quatro Rodas

Interior exclusivo

Pode esquecer o interior simples e já um tanto datado dos Onix Hatch e Plus. O Sonic SUV deve trazer um painel totalmente renovado, com desenho inédito e acabamento mais moderno, seguindo a linguagem visual do Novo Tracker 2026, da Montana e da Nova Spin. A ideia é alinhar o modelo aos veículos mais recentes da Chevrolet, tanto em estilo quanto em sensação de qualidade. 

Equipamentos garantidos

Chevrolet Sonic SUV – Foto: divulgação

Alguns equipamentos já estão praticamente confirmados. Entre eles, destaque para os faróis e luzes de neblina em LED (visíveis no teaser oficial), além das rodas de liga leve. O novo SUV também deve trazer 6 airbags de série, carregador de celular por indução, conectividade com a internet e pacote de assistentes de condução (ADAS) com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e monitores de ponto-cego, ao menos. Em opções mais recheadas, o Sonic também deverá trazer tecnologia Park Assist. 

Motorização

Teaser Onix SUV – Foto: reprodução/Chevrolet

No Sonic SUV, a principal aposta da Chevrolet deve estar na motorização 1.0 turboflex, já conhecida dos Onix e das versões de entrada do Tracker. Caso a marca decida não lançar versões mais simples para disputar com modelos como o VW Tera MPI ou o Citroën Basalt 1.0 (aspirados manuais), o grande trunfo da linha será mesmo o propulsor 1.0 turboflex, capaz de entregar até 121 cv de potência. No Onix, esse conjunto pode vir associado tanto ao câmbio manual quanto ao automático, ambos de seis velocidades. 

Onix Plus 2026 - Foto: Chevrolet/divulgação
Motor 1.0 turboflex no Onix Plus 2026 – Foto: Chevrolet/divulgação

Ficou para 2026

O lançamento do novo modelo deve acontecer somente em 2026. A explicação é simples: a Chevrolet já apresentou seu calendário de novidades para 2025, que contempla as novas gerações de Onix Hatch, Onix Plus e Tracker, além das estreias dos SUVs elétricos Spark EUV e Captiva EV. Além disso, a marca já confirmou que o Sonic SUV só dará as caras no próximo ano, possivelmente ainda no primeiro semestre.