Apesar de ter sido apresentado no início de julho, junto de Onix, Onix Plus e Tracker renovados, além da Captiva EV, o SUV pequeno Spark EUV só foi lançado oficialmente agora. Totalmente elétrico, ele vem para peitar BYD Dolphin, GWM Ora, entre outros modelos EVs de entrada. Ele desembarca em versão única, Activ, por R$ 160 mil.  

+Chevrolet Spark EUV será nacional em 2025

+Chevrolet Spark EUV ou BYD Dolphin GS? Veja comparativo entre os chineses

PreviousNext

Como é o Chevrolet Spark EUV?

Na verdade, falamos do chinês Baojun Yep Plus, fruto do Grupo SAIC, parceiro local da Chevrolet. O SUV ganhou melhorias para virar o Spark. Pequeno, ele remete desde Land Rover Defender, até Ford Bronco Sport, e é pequeno: 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Menor que Fiat Pulse ou Renault Kardian, por exemplo. Importante lembrar que o Spark EUV é homologado para transportar apenas quatro pessoas. 

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

No porta-malas traseiro vão 355 litros, com tampa de abertura para o lado, mais 35 litros de um compartimento dianteiro, sob o capô. Se rebatido o banco traseiro, o espaço pode crescer para 916 litros, diz a fabricante.  

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Motorização do Spark EUV

Seu motor elétrico dianteiro tem cerca de 100 cv de potência, com torque ao redor dos 18,5 mkgf, que impulsionam os 1.345 kg do SUVzinho. Em comparação com outros modelos elétricos, ele pesa pouco, ainda que a Chevrolet garanta 72% de aços de alta resistência a impactos na sua estrutura. A marca diz ainda que o Spark EUV consegue distribuição de massa ideal: 50% na dianteira e 50% na traseira.  

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Com esse powertrain, a fabricante divulga 11,2 segundos na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente. Suas baterias de tração são pequenas, com 42 kWh de capacidade, permitindo autonomia de 258 km pelo Inmetro. A Chevrolet diz ser suficiente para cinco dias de uso contínuo na cidade, considerando que o brasileiro roda menos de 50 km ao dia. 

PreviousNext

Ele recarrega de 30 a 80% em aproximadamente 35 minutos, tempo curto graças as baterias pequenas. A potência máxima de recarga é de 50 kW em eletropostos, ou 6,6 kW em fontes de menor capacidade, como carregador portátil para tomadas de 220 Volts (equipamento de série do Spark). Suas baterias contam com garantia de oito anos ou 160 mil km, o que ocorrer primeiro.  

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Porta adentro

Por dentro, segundo a marca, o Spark EUV tem mais de 2,2 m² de área revestida com material macio, e são 28 porta-trecos espalhados pela cabine. O visual, apesar de genérico e bem diferente de outros carros da marca, traz painel digital de 8,8” e multimídia horizontal de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay. Dentre as funções bacanas, alguns modos pré-programados do ar-condicionado digital, como o “Chuva” (para desembaçar os vidros), ou o de eliminação de odores (bom para quem fuma ao volante). Também é possível regular o peso de acelerador e freios. 

PreviousNext

O pacote de equipamentos ainda traz 6 airbags, ajustes elétricos para o banco do motorista, volante regulável em altura (sem profundidade), freio de mão eletromecânico, freios a disco nas quatro rodas, sensores de chuva e crepuscular, câmeras 360º, farol alto automático, conjunto óptico full-LED, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo (ACC), rodas de liga-leve aro 16, ar-condicionado digital, seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport), entre outros.  

PreviousNext

Cores do Spark EUV

A paleta de cores do Spark EUV é bem “abrasileirada”: Azul Atlântico, Azul Anil, Amarelo Canário, Cinza Redentor, Preto Rio Negro e Branco Cupuaçu. Nas quatro primeiras, o modelo recebe teto contrastante. O acabamento interno pode ser em tom claro ou escuro, definido de acordo com a cor externa. 

PreviousNext