02/05/2025 - 15:17
Uma das próximas grandes apostas da Chevrolet para o Brasil será o Spark EUV, SUV pequeno movido a bateria, com motor elétrico e design quadradinho, que almeja incomodar os BYD, GWM, Neta, Omoda e afins. Outra missão da marca da Gravata Dourada é conquistar outros mercados, de elétricos mais baratos, com seu Spark EUV, afinal hoje a fabricante norte-americana não tem EVs por menos de R$430 mil no Brasil.
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Veja alguns fatos sobre o futuro modelo, que chegará ainda em 2025:
1 – RG chinês
O Spark EUV não esconde suas origens asiáticas. Mais precisamente, chinesas. Na realidade, seu nome de batismo é Baojun Yep Plus, e ele nasceu há pouco mais de 1 ano na China para ser uma opção maior ao Baojun Yep (que usa uma receita à lá Suzuki Jimny). E esse projeto só foi parar nas mãos da Chevrolet brasileira através da sua parceria com a SAIC, uma das maiores fabricantes de veículos do país da Grande Muralha, que é dona da Baojun.

O Yep Plus, futuro Spark EUV, traz fortes semelhanças estéticas com modelos consagrados, como Ford Bronco Sport ou Range Rover Defender. Os balanços dianteiro e traseiro são curtos para favorecer ângulos de ataque e saída, e há apliques laterais na terceira coluna, pintados na cor da carroceria, como nos Defender. As rodas de liga-leve cinzas, aro 16, lembram as do Bronco Sport, enquanto a tampa do porta-malas segue o estilo de abertura para o lado, como no Ford EcoSport.
2 – Porte de Citroën C3

Com a clara missão de incomodar BYD Dolphin GS, GWM Ora 03, Neta Aya e afins, o Spark EUV aparenta ser bem maior do que realmente é. Nas dimensões da ficha técnica, fica aquém, inclusive, de Fiat Pulse ou Renault Kardian. Na realidade, não vai além dos 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e 2,56 m de distância entre-eixos. No porta-malas vão 385 litros, ou um pouco mais do que comporta um hatch compacto.
Para efeito de comparação, um Citroën C3 não fica tão distante disso: tem 3,98 m de comprimento, 1,73 m de largura e 2,54 m de entre-eixos, porém com menos de 1,60 m de altura. Esse ponto, aliás, será o grande diferencial do Spark EUV: a carroceria alta e estreita garante a ele o aspecto de SUV maior. O portal CarNewsChina ainda fala em cerca de 15 cm na altura livre do solo (18 cm no C3), e um baixo peso em ordem de marcha, que não chega aos 1.350 kg.

3 – Versão Activ e cores divertidas
A Chevrolet já confirmou o nome completo do seu futuro SUV elétrico, inclusive a versão única que ele será vendido: Activ. Essa grife identifica modelos mais “descolados” da marca, geralmente com certa pegada off-road ou aventureira. Onix de primeira geração, Spin e a atual geração do Equinox são modelos que carregam esse sobrenome.
E, seguindo nessa linha mais descolada, a Chevrolet também adiantou a divertida paleta de cores do Spark EUV. Segundo a marca, serão seis cores exclusivas “que celebram a diversidade brasileira”: Preto Rio Negro, Branco Cupuaçu, Cinza Redentor, Azul Atlântico, Azul Anil e Amarelo Canário.
4 – Conteúdos de série
Na China, o Baojun Yep Plus oferece um bom pacote de equipamentos, que deverá chegar também ao Brasil. A própria Chevrolet já afirmou que “o modelo será ofertado exclusivamente em uma configuração sofisticada”. No seu país de origem, tem painel de instrumentos digital de 10,2” configurável, multimídia de outras 10,2”, bancos em couro sintético, carregador de celular por indução, navegador GPS, volante multifuncional, 6 airbags, banco do motorista com ajustes elétricos, câmeras 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
No pacote ADAS (assistentes inteligentes de condução), estão alerta de colisão frontal, alerta de colisão traseira, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, monitores de ponto-cego e até sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist). Por conta da política agressiva de preços, a Chevrolet pode dispensar o pacote ADAS para conseguir uma etiqueta mais baixa.
5 – Mecânica básica

Sua plataforma modular é dedicada à veículos elétricos pequenos (chamada de GSEV), e inclui o “feijão-com-arroz” na construção mecânica. Isto é: suspensão dianteira tipo McPherson, com eixo de torção convencional na traseira, além de freios a disco nas quatro rodas (apenas dianteiros ventilados). A direção traz assistência elétrica progressiva.
6 – Motor e bateria (na China)
No país asiático, o Baojun Yep Plus traz uma só motorização, que possivelmente será a mesma a chegar no Brasil. Ela inclui um motor elétrico traseiro (o que significa tração traseira), rendendo pouco mais de 100 cv de potência com 18 mkgf de torque imediato. A aceleração de 0 a 100 km/h não é informada, mas a velocidade máxima é de 150 km/h.
Suas baterias, de fosfato-ferro-lítio (LFP), tem 42 kWh de capacidade. Com elas, segundo o ciclo chinês CLTC, o pequeno SUV atinge os 400 km de autonomia com uma carga completa. Se o Chevrolet Spark EUV Activ trará a mesma configuração chinesa? Há grandes chances, já que o projeto original do carro não prevê opções mais poderosas (esse conjunto com 101 cv e 42 kWh é o topo de linha dos Yep).
7 – Preço
Ainda é mistério quanto custará o Chevrolet Spark EUV Activ, porém é esperado que ele chegue por valores atraentes no mundo dos EVs, possivelmente abaixo de R$180 mil. A missão de competir com BYD Dolphin, Neta Aya e outros elétricos de entrada não permite altos preços.
