05/11/2025 - 14:00
Se você trabalha com transportes por aplicativo e está interessado em um carro elétrico, saiba disso: a Chevrolet firmou uma parceria com a Uber, gigante do ramo, para facilitar a compra do seu novo modelo elétrico, Spark EUV, por motoristas da plataforma. Com uma série de descontos, o EV pode custar cerca de R$ 143 mil, e ele atende inclusive a categoria black, que inclui modelos executivos.
+Chevrolet Spark EUV: quanto custa, autonomia, qual motor usa e o que oferece
+Geely EX2: o que ele vai oferecer para peitar o BYD Dolphin?

Como é a oferta do Spark EUV?
Na realidade, a Chevrolet garante 10% de redução, ou então financiamento com taxa 0%, o que o cliente preferir. Sendo assim, o SUV elétrico, originalmente tabelado em R$ 167 mil (sem descontos), baixa para cerca de R$ 150 mil. Além desse bônus, a Uber pode dar até R$ 6,8 mil de cashback para os 300 primeiros motoristas que fecharem negócio na campanha. No final, o carro acaba baixando algo ao redor de R$ 23,5 mil sobre a tabela cheia, e passa a custar menos que um VW Tera topo de linha.

A parceria
Segundo as duas empresas, Chevrolet e Uber, a parceria é para justamente facilitar o acesso de motoristas parceiros a veículos elétricos no Brasil, em prol da mobilidade sustentável e da redução de emissões de gases poluentes. Elas esperam colocar entre 300 e 500 novos veículos elétricos em operação até o fim deste ano, com projeção de atingir aproximadamente 2,5 mil unidades ao longo de 2026.

“Essa parceria com a Uber reflete exatamente esse propósito: ampliar o acesso às nossas soluções elétricas e acelerar a transição energética nas cidades brasileiras’’, destaca Carlos Eduardo Casagrande, diretor GM Envolve América do Sul. Já para Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, “o Chevrolet Spark EUV oferece mais conforto e tecnologia para quem escolhe dirigir com a Uber”.
Como é o Chevrolet Spark EUV?

Na verdade, trata-se do Baojun Yep Plus, modelo chinês desenvolvido pelo Grupo SAIC, parceiro da Chevrolet na China. O SUV passou por aprimoramentos para dar origem ao Spark. De dimensões compactas, o veículo lembra ícones como o Land Rover Defender e o Ford Bronco Sport, mas é homologado para apenas quatro ocupantes. Segundo a fabricante, o modelo elétrico foi pensado para o uso urbano e atende bem motoristas de aplicativo.
O porta-malas oferece 355 litros de capacidade, com tampa lateral, além de outros 35 litros no compartimento dianteiro, sob o capô. Com o rebatimento do banco traseiro, o espaço total pode chegar a 916 litros, conforme dados da marca.

O motor elétrico dianteiro entrega cerca de 100 cv de potência e torque aproximado de 18,5 mkgf. Com esse conjunto, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e alcança velocidade máxima de 150 km/h, limitada eletronicamente.
A bateria de 42 kWh garante autonomia de até 258 km pelo ciclo do Inmetro. Graças à sua capacidade reduzida, o tempo de recarga é curto: de 30% a 80% em cerca de 35 minutos. A potência máxima de carregamento é de 50 kW em eletropostos rápidos, ou 6,6 kW em pontos domésticos e de menor capacidade.

O Spark EUV conta com painel digital de 8,8 polegadas e central multimídia horizontal de 10,1 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado digital possui modos pré-definidos, como o “Chuva” (para desembaçar os vidros) e o de eliminação de odores, útil para quem fuma. Há ainda regulagens para o peso dos pedais de acelerador e freio.

Entre os equipamentos, estão seis airbags, ajustes elétricos para o banco do motorista, volante com regulagem de altura, freio de estacionamento eletrônico, freios a disco nas quatro rodas, sensores de chuva e luminosidade, câmeras 360°, farol alto automático, conjunto óptico full-LED, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo (ACC), rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado digital e seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport).
